Cartas de Iwo jima foi indicado ao Oscar de 2007 em quatro indicações incluindo Filme e Direção, levando apenas Edição de Som. porém levou o prêmio de Filme Estrangeiro no Globo de Ouro.
Dirigido pelo gênio Clint Eastwood, temos aqui mais uma obra-prima do cinema, ou seja, justamente indicado ao Oscar de Melhor Filme naquele ano. Eastwood nos entrega uma história sobre a guerra de 44 entre EUA e Japão pleo controle da ilha de Iwo Jima na região asiática. Eastwood neste filme focou no lado japonês da guerra, mas sem tomar lado, não mostrou um lado arrogante dos americanos e também não colocou os asiáticos como pretensos heróis, resolveu apenas mostrar o lado nipônico do conflito nos mostrando que na guerra os dois lados são humanos, os dois lados estão certos, os dois lados estão errados, os dois lados saem perdendo, principalmente no que condiz á família.
Eastwood rodou o filme em sua maioria com atores asiáticos, sendo o principal do filme Ken Watanabe, que todos conhecem de filmes como 'O Último Samurai' e 'A Origem', interpretando o General Tadamichi Kuribayashi. Watanabe nos entrega acredito eu que sua melhor interpretação até então em um filme, se preparou muito bem para fazer o personagem lendo as cartas do verdadeiro Kuribayashi em posse da família.
Ryô Kase que faz Shimizu é uma grata surpresa no filme mais pela sua reta final, aonde se revela um proeminente ator.
Shido Nakamura é outro ator que faz muito bem seu personagem Capitão Ito, de personalidade forte e muito patriótico, segue as convicções de seu país cegamente, mesmo que algumas atitudes sejam questionáveis, Shido passou isso ao personagem com muita maestria.
Mas quem eu quero mesmo destacar é Kazunari Ninomiya que fez o personagem 'Saigo', Kazunari se mostrou um ótimo ator, que nos entregou uma performance muito sútil e singela de Saigon, seu personagem leva uns bons 30 minutos de filme para ter uma certa relevância, mas quando o roteiro permite isso Kazunari põe toda uma carga dramática no personagem que só vai crescendo durante todo o filme. O desenvolvimento dele é magistral, mas seu final em minha modéstia opínião não condiz muito com sua trajetória em Iwo Jima. Não sei se isso vem de fatos reais, ou foi algo de roteiro, mas fica o registro.
Ainda temos Mark Moses (da série Desperate Housewives) em uma pequena participação.
Produzido por Eastwood e Steven Spielberg, Cartas de Iwo Jima com certeza já é um clássico do cinema mundial, foi filmado simultaneamente com 'A Conquista da Honra' filme também de Eastwood que complementa a história de Iwo Jima.
Não é um filme difícil e muito menos arrastado, para quem gosta do assunto Guerra, vai ter um ótimo entretenimento, e irá encontrar mais uma pérola de Clint Eastwood.