Após a desistência de Sean Connery, houve uma certa indefinição sobre quem seria o novo intérprete de James Bond. A United Artists, produtora da série, queria que o novo 007 fosse um ator americano e sugeriu os nomes de Burt Reynolds, Paul Newman e Robert Redford. Quem decidiu por contratar um ator britânico para o personagem, no caso Roger Moore, foi o produtor Albert R. Broccoli.
Com 007 Viva e Deixe Morrer é o 1º filme em que James Bond é interpretado pelo ator Roger Moore. A troca de atores ocorreu porque Sean Connery, o intérprete anterior do personagem, recusou uma proposta de US$ 5,5 milhões, uma quantia astronômica na época, para atuar em mais um filme da série.
Roger Moore foi a opção original do autor Ian Fleming para interpretar James Bond nos cinemas, o que apenas não aconteceu porque Moore estava comprometido com a série para a TV "O Santo" quando os primeiros filmes da série começaram a ser produzidos.
Com 007 Viva e Deixe Morrer foi o primeiro filme da série James Bond desde Moscou Contra 007 (1963) em que o personagem Q, interpretado por Desmond Llewelyn, não aparece. Os pedidos dos fãs pelo personagem foram tantos que ele acabou por retornar no filme seguinte da série, 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro (1974).
Em todos os contratos de Roger Moore para interpretar o agente James Bond constava uma cláusula que garantia ao ator um suprimento ilimitado de cigarros da marca Monte Cristo.
A música-tema do longa é cantada pelo ex-Beatle Paul McCartney.
Com 007 Viva e Deixe Morrer é o 8º filme do agente secreto James Bond.
OSCAR
1974
Indicação
Melhor Música Original