Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.
Sem dúvida esse filme é um tesouro nacional. Ainda que te faça sentir mais vergonha a cada minuto que passa, ele é um retrato fiel e sem ensaio da história de nossas vidas. Mexe bastante com o ser. Choca a forma inescrupulosa com que o sistema é usado a favor do próprio sistema. Diálogos riquíssimos em preconceitos e hedonismos fajutos, disfarçados num altruísmo sem limites. Vale cada minuto. Uma atenção à edição perfeita dessa obra.
Wellingta M
908 seguidores
257 críticas
Seguir usuário
3,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Gostei desse filme. É cru e realista, mostrando as coisas exatamente como são. Uma grande denúncia.
Thiago F.
2 seguidores
110 críticas
Seguir usuário
3,5
Enviada em 8 de julho de 2024
Um bom filme brasileiro e pra variar enviesado. Na boa... vira bandido quem quer. O sistema está aí para ser combatido por meio de cidadãos que se preparem para enfrentá -lo . A maioria das pessoas não estuda e não cresce porque não quer. Muito mais fácil mudar o sistema se pegarmos em livros e buscarmos o conhecimento. Moro em favela e sei do que estou falando.
Marcos E.
1 crítica
Seguir usuário
5,0
Enviada em 28 de março de 2018
Uma desabafo social, um tapa na cara de muitos que, infelizmente, vão se fazer de desentendidos. Para as pessoas socialmente conscientes do Brasil onde vivemos, isso é uma aula.
As filmagens foram iniciadas em setembro de 2002, tendo sido concluídas apenas em 2005.
Parceria entre diretor e ator
Este é o 2º de três filmes em que o diretor Sérgio Bianchi e o ator Umberto Magnani trabalham juntos. Os demais foram Cronicamente Inviável (2000) e Os Inquilinos (Os Incomodados que se Mudem) (2010).
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor RioFilme
Ano de produção2005
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 5 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
35mm
CorColorido
Formato de áudioDolby SR
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade