Inicialmente seria George Scriber o diretor de O Rei Leão, até seu afastamento do cargo em 1991.
A sequência do estouro da manada de gnus, que dura cerca de três minutos, demorou dois anos para ser concluída, com o uso de imagens geradas por computador.
Uma canção chamada "Warthog Rhapsody" chegou a ser composta por Elton John e Tim Rice para o filme. Esta canção chegou a ser gravada pelos atores Nathan Lane, Ernie Sabella e Jason Weaver, mas nunca chegou a ser animada e, com isso, não foi incluída no filme.
Apesar de não se tratar de uma adaptação direta de nenhuma outra história, o roteiro tem semelhanças com a peça teatral Hamlet, de Shakespeare, com o filme da Bambi (1942) e com as histórias bíblicas de José e Moisés.
O título original de O Rei Leão seria "King of the Jungle", alterado porque os executivos da Disney descobriram que os leões na verdade não viviam na selva.
O Rei Leão é o 32º longa de animação dos estúdios Disney e o primeiro a ser desenvolvido a partir de um argumento original.
OSCAR
Ganhou
Melhor Trilha Sonora - Hans Zimmer
Melhor Canção Original - "Can You Feel the Love Tonight"
Indicações
Melhor Canção Original - "Circle of Life" e "Hakuna Matata"
GLOBO DE OURO
Ganhou
Melhor Filme - Comédia/Musical
Melhor Trilha Sonora
Melhor Canção Original - "Can You Feel the Love Tonight"
Indicação
Melhor Canção Original - "Circle of Life"
BAFTA
Indicações
Melhor Trilha Sonora
Melhor Som
O Rei Leão é o primeiro longa-metragem dirigido tanto por Rob Minkoff quanto por Roger Allers.
Mais de 800 artistas em três continentes trabalharam três anos para realizar O Rei Leão.
Quando O Rei Leão estreou nos cinemas japoneses houve uma acusação de que o desenho da Disney havia plagiado o desenho japonês "Kimba the White Lion", produzido por Osamu Tezuka. Esta acusação surgiu devido a várias semelhanças entre os dois filmes, como o nome do personagem principal (Simba e Kimba), as presenças de um tio malvado e um babuíno sábio e a heróica pose do rei no penhasco. Porém, tal acusação não resultou em processo porque a viúva de Tezuka declarou que estava lisonjeada da Disney ter se inspirado no desenho de seu marido do mesmo modo que ele se inspirara nos desenhos antigos da Disney para realizar seu trabalho.