A Warner Bros. detém os direitos do livro de Richard Matheson desde a década de 70.
Originalmente seria realizado na década de 90, com Ridley Scott como diretor e Arnold Schwarzenegger como protagonista. Entretanto o orçamento cresceu tanto que ambos deixaram o projeto.
Em 2002, o projeto foi retomado com Michael Bay como diretor e Will Smith como protagonista, mas ambos desistiram para realizar Bad Boys 2 (2003).
Guillermo del Toro foi indicado por Will Smith para dirigir Eu Sou a Lenda, mas recusou a proposta.
Cameron Monaghan fez testes para o personagem Ethan.
As filmagens aconteceram entre 23 de setembro de 2006 e 31 de março de 2007.
Boa parte das filmagens ocorreu no Washington Square Park, na cidade de Nova York, entre o outono e o inverno de 2006. Com isso as decorações de Natal tiveram que ser constantemente retiradas e recolocadas.
As cenas na ponte do Brooklyn utilizaram mais de mil extras, além de aviões e veículos militares. O custo estimado pelos produtores para a realização de seis noites de filmagens foi de US$ 5 milhões.
Os produtores precisaram da autorização de 14 agências governamentais para rodar cenas na ponte do Brooklyn.
Will Smith conseguiu uma licença das filmagens por alguns dias, para ir ao casamento de Tom Cruise e Katie Holmes em Roma.
O personagem de Will Smith dirige um Mustang Shelby GT500 para encontrar a cura para o mal que dizimou a raça humana. Se quiser saber mais sobre esse carro, clique aqui.