Mel Gibson visitou a prisão onde pretendia rodar o filme, situada em Veracruz, no ano de 2008. No início de 2009, doou US$ 1 milhão para as vítimas do temporal que caiu sobre a região e a vizinha Chiapas.
Mel Gibson já tinha rodado seu longa Apocalypto (2006) em Veracruz, cidade natal da atriz Salma Hayek.
Em 2009, o governador mexicano de Veracruz, Fidel Herrera, divulgou na imprensa os planos de um astro para 2010 em relação a prisão Ignacio Allende. Na ocasião, disse que iria esvaziar a locação porque "uma grande produção será filmada lá com nosso amigo, o ator e produtor Mel Gibson".
Inicialmente, Plano de Fuga chegou a ser chamado de How I Spent My Summer Vacation, mas a existência de outra produção com este nome parece ter feito os produtores mudarem os "planos".
Adrian Grunberg trabalhou como assistente de direção em diversos filmes conhecidos, como A Lenda do Zorro (2005), Traffic (2000) e Chamas da Vingança (2004), entre muitos outros. Com Plano de Fuga, ele dá mais um passo na carreira, estreando como diretor e roteirista.
Este é o terceiro trabalho de Adrian Grunberg junto com o ator Mel Gibson. O primeiro foi em Apocalypto (2006) e o segundo em O Fim da Escuridão (2010), ambos como assistente de direção.