Explora o universo do loop temporal, porém está longe de ser só mais um filme sobre o dia se repetindo. Corra Lola Corra é um filme inovador, incomum, dinâmico, pulsante e que desafia o padrão americano que estamos acostumados. Trilha sonora sensivelmente elaborada e perfeitamente encaixada, aqui não ha espaço para cenas monótonas pois sua subjetividade sutil dispensa diálogos explicativos. Franka Potente não só interpreta, mas assume a identidade da personagem, convencendo o telespectador a não desviar o olhar da história, ela te tras pro seu mundo, onde Lola precisa tirar o namorado de uma enrascada onde 20 minutos pode ser a diferença entre a vida e a morte. Fragilizada com o desmoronamento familiar, a personagem nos envolve com uma mistura de drama emocional e adrenalina. Mas porque o dia se repete? Essa pergunta consegue se dissolver, pois entrega da personagem e o ritmo do filme é tão envolvente que já não parece que te convencer de uma versão é o que realmente pretende o roteiro, mas sim fazer cinema como forma de arte. O dia pode estar se repetindo, ou poderia ser 3 versões da mesma história? O que mais você conseguiria imaginar? Como disse anteriormente, sua subjetividade sutil dispensa explicações. Acredito que o filme não conseguiu o devido reconhecimento, talvez justamente pela ousadia de superar o padrão comum. De fato não é um filme pra todos, mas diria que o autor acertou na obra independente do retorno ter sido o esperado ou não.
Esse filme tem uma critica muito positiva, esperava mais... Mas vale a pena assistir, a teoria é interessante e diverte. Destaque para a atuação da Franka Potente!
>Filme assistido em 24 de Abril de 2016 >Nota 5/10
Três acontecimentos,que somente um vale a pena.É interessante ver o andamento de "Corra,Lola,Corra",pra tentar descobrir o final dos personagens em foco.Só que mesmo tendo uma pouca duração,o filme conta com uma falta de ritmo,e cenas cansativas. Franka Potente é a única coisa que vale a pena nesse filme.Sua atuação foi a mais convincente entre todas.
Sou professora de História e utilizo esse material para deixar bem claro para meus alunos que um historiador conta um fato de acordo com seu ponto de vista. Que não existe "verdade" histórica. Que a História pode ter várias versões, Isso depende da visão de cada historiador. As versões históricas estão intimamente ligadas ao ponto de vista, classe social, nível de conhecimento, grupo étnico de alerta para aqueles que acreditam em tudo que estão vendo, lendo, assistindo etc, Que a mídia pode burlar os acontecimentos e querer fazer você acreditar em tudo que vê e ouve. Temos que formar cidadãos conscientes.....
O filme faz você querer saber o que vai mudar na próxima "corrida" e te faz correr junto com a personagem, mas é bem simples, de certa forma até previsível demais.
Não existe nenhuma força comandado a nossa existência. Wittgenstein dizia que só existe necessidade lógica. Isso significa que no universo tudo é casual. Não existe um reino da necessidade, tudo é como é, tudo acontece como acontece. Desse ponto de vista, a regularidade que o cientista acredita existir na natureza é uma ilusão da linguagem. O filme alemão "Corra, Lola, Corra", de Tom Tykwer, mostra exatamente isso. Tudo o que acontece em nossas vidas é contingente. Todo acontecimento pode ser alterado de forma casual, algo pode acontecer ou não acontecer, isso dependerá das circunstâncias. É um belo filme que discute uma das questões fundamentais da filosofia: contingência ou necessidade. “Que o sol nascerá amanhã é uma hipótese, que dizer, não sabemos se nascerá” (Wittgenstein, Tractatus. 6.36311).
O filme trabalha com a teoria do efeito borboleta, no entanto de forma muito mais interessante e profunda do que os demais filmes que abordaram essa temática. É brilhante, não muito complexo e nos faz refletir em como se pode alterar toda uma cadeia de acontecimentos por causa de modificações mínimas na estrutura desses eventos. Recomendo.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade