O personagem do atirador habilidoso que atrai adversários mais jovens que querem derrotá-lo é muito comum no mundo dos westerns. Este filme é conhecido como um dos que começou esta tendência.
O diretor Samuel Fuller disse que queria fazer este filme porque, ao contrário de muitos cineastas em Hollywood, ele não via o verdadeiro Jesse James como um "herói do povo" ou alguém que devesse ser admirado. Pelo contrário, Fuller o via como um psicopata de sangue frio que matou mulheres, crianças, idosos, desamparados (sua gangue uma vez parou um trem-hospital da União e executou todos os soldados federais feridos que estavam nele) e, nas palavras de Fuller, Bob Ford "fez algo que deveria ter sido feito um pouco mais cedo na vida de Jesse Woodson James “.
Estréia de Samuel Fuller como diretor.
O personagem interpretado por Robin Short, identificado apenas como "Troubadour", é obviamente baseado no músico viajante Billy Gashade, que logo após a morte de Jesse James escreveu a " Ballad of Jesse James ", cantada por Short no filme e também usada como tema recorrente pelo compositor Albert Glasser.