Este foi o primeiro filme que Sergio Leone e o compositor Ennio Morricone trabalharam juntos. Inicialmente Leone não pensou em usar Morricone para o filme, mas quando ele ouviu o trompete inicial de Lacerenza em uma música, ele rapidamente deixou todas as suas reservas de lado. Leone e Morricone, que se conheciam desde a 3° série, desenvolveriam uma relação bem próxima devido ao trabalho em conjunto que esteve em todos os filmes futuros de Leone.
Este foi o primeiro filme descrito como "Spaghetti Western", mas quando ele foi feito já havia uns 25 filmes de faroeste produzidos na Itália. No entanto, este foi o primeiro a receber tamanha atenção internacional.
Originalmente chamado de "The Magnificent Stranger", algo como "O Estranho Magnífico", o título só foi modificado para "A Fistful of Dollars" três dias antes do filme estrear nos cinemas. Ninguém se preocupou em avisar o ator principal, Clint Eastwood, da mudança. Ele só ficou sabendo do titulo novo três semanas depois.
O Homem Sem Nome (Clint Eastwood) é chamado de Joe nos diálogos do filme e também nos créditos finais.
Clint Eastwood ajudou a criar o visual diferente do seu personagem. Ele comprou um par de jeans pretos de uma loja de esportes em Hollywood Boulevard, o chapéu veio de Santa Mônica e os cigarros pretos vieram de uma loja em Beverly Hills. O próprio Eastwood cortou o cigarro em três partes para fazê-lo ficar menor. O ator não é fumante.
Seguido por Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966).