Escrito e dirigido pela inovadora dupla Vitã e Juru, São de Baile é um documentário vibrante que mergulha no pulsante universo da comunidade preta LGBTQIAPN+ do Rio de Janeiro, explorando a influência da cultura ballroom, nascida na década de 1960 em Nova York. O filme oferece um olhar íntimo sobre uma ball (baile) onde os participantes têm a liberdade de experimentar novas formas de expressão de identidade, gênero e potencial artístico através dos movimentos corporais. A cena ballroom fluminense é retratada com profundidade e autenticidade, mostrando como jovens LGBTQIAPN+ de cor recriam e reinterpretam essa cultura icônica em seus próprios termos, décadas após sua origem. Com a participação ativa dos diretores, além de grande parte da equipe do documentário, o filme também traça a história do movimento, destacando figuras históricas como Crystal LaBeija. Através de um exercício de fabulação, artistas brasileiras da cena contemporânea revivem personagens emblemáticas da ballroom americana, trazendo uma nova perspectiva à sua legada cultural.
Trailer
Salão de Baile Teaser Oficial
145 visualizações
Comentários do leitor
Adriano Côrtes Santos
733 seguidores
875 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 19 de dezembro de 2024
Salão de Baile de de Juru e Vita (2024) Prêmio de melhor edição na Premiere Brasil do Festival do Rio 2024 , celebrando a cultura ballroom e a resistência de corpos trans, travestis, não-binários e pretos. Com uma edição premiada e uma abordagem intimista, o filme explora as "houses" cariocas e as lutas enfrentadas por seus membros, enquanto faz uma crítica à apropriação cultural, como a de Madonna.
A recriação de um evento de ...
Leia Mais
Jimmy
1 crítica
Seguir usuário
0,5
Enviada em 17 de dezembro de 2024
Não recomendo esse filme, além de desenvolvido despreparadamente, é um poço de desinformação aos leigos. Quem não conhece a história do BallRoom ou do envolvimento e tamanha importância que foi a Madonna em ajudar a divulgar o Ballroomm, numa época em que isso era quase um crime, vai acreditar nas falsas informações que esse filme propaga. Tanto eu quanto demais pessoas se perguntam quem foi que achou de bom-tom fazer um filme desse ...
Leia Mais
Dayannarodriguesar
1 crítica
Seguir usuário
0,5
Enviada em 15 de dezembro de 2024
Horrível! Tentam descrebilizar Madonna a todo custo. Foi ela que abraçou o Ballroom numa época em que ser associada a LGBTs era uma condenação na carreira. Beijava na boca e de lingua seus dançarinos (negros e gays) pra mostrar ao mundo que ninguém precisava ter medo da AIDS, pra 30 anos depois ter gente descredibilizando isso.
Paulo Ligorio
1 crítica
Seguir usuário
1,0
Enviada em 27 de dezembro de 2024
Não recomendo esse filme!!! Simplesmente é um poço de desinformação. Totalmente desnecessário, onde tentam apagar a verdadeira história. Economizem seu dinheiro. Este documentário é oportunista e caça niqueis.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade