Minha conta
     Zé
    29 de agosto de 2024 No cinema | 2h 00min | Drama
    Direção: Rafael Conde
    |
    Roteiro Rafael Conde, Anna Flávia Dias Sales
    Elenco: Caio Horowicz, Eduarda Fernandes, Yara de Novaes
    Usuários
    3,3 3 notas, 2 críticas
    Avaliar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse

    Não recomendado para menos de 12 anos

    Inspirado no livro homônimo de Samarone Lima, o filme de Rafael Conde apresenta a trajetória de Zé (Caio Horowicz), jovem que foi líder do Movimento Estudantil Brasileiro e participou de um grupo de resistência contra a ditadura militar no Brasil. Perseguido, ele escolhe a clandestinidade: deixa sua vida de classe média alta para viver com o povo, realizando o trabalho de alfabetização e conscientização política dos mais pobres. Durante esse período, Zé conhece sua parceira Bete, com quem tem 2 filhos. Ainda como clandestino, ele recebe Gilberto, irmão de Bete, como um novo militante. Gilberto é, no entanto, um informante do regime repressivo. Zé morre sob tortura aos 27 anos, falsamente acusado pelos militares de ter traído todos os seus companheiros, desaparecidos até hoje.

    Trailer

    Zé Trailer Oficial
    Zé Trailer Oficial
    19 visualizações

    Elenco

    Comentários do leitor

    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

    733 seguidores 875 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 27 de dezembro de 2024
    Retrato sensível e humano da resistência, embora possa com pouca intensidade dramática para alguns espectadores. Dirigido pelo mineiro Rafael Conde, Zé adapta o livro homônimo de Samarone Lima, explorando a vida de um militante durante a ditadura militar brasileira. Conde evita dramatizações excessivas e cenas de violência, preferindo focar nas atribulações cotidianas, dilemas éticos e conflitos familiares dos personagens. Essa ...
    Leia Mais
    João Fernando
    João Fernando

    1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 26 de novembro de 2024
    O filme retrata com muito pouco recurso financeiro a história de José Carlos da Mata Machado, que foi um importante dirigente dk movimento estudantil durante a ditadura militar e usa de recursos inteligentes para retratar a mudança de local, spoiler: como várias paredes de fundo na leitura das cartas e no final mostra como ocorria a tortura por cima e a resistência que ele enfrentou, durante sua tortura e como não entregou ninguém é foi ...
    Leia Mais

    Fotos

    Curiosidades das filmagens

    Inspirado em livro

    O filme é inspirado no livro-reportagem "Zé" do jornalista cearense Samarone Lima.

    Fatos reais

    O protagonista e o filme são baseados na vida de José Carlos da Mata Machado, mais conhecido como “Zé”. Ele foi dirigente da Ação Popular Marxista-Leninista (APML), inicialmente chamada apenas de Ação Popular (AP). Morreu aos 27 anos, em 1973, após sofrer torturas durante dez dias seguidos no DOI-Codi do Recife (PE).

    Mais de 20 anos de produção

    Em entrevista, o diretor Rafael Conde revelou que começou este projeto ainda nos anos 2000, mas na época ele obteve recursos apenas para a elaboração do roteiro. O filme pôde finalmente sair do papel após conseguir verba através de um edital.

    Detalhes técnicos

    Nacionalidade Brasil
    Distribuidor Embaúba Filmes
    Ano de produção 2023
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 3 curiosidades
    Orçamento -
    Idiomas Português
    Formato de produção -
    Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -
    Back to Top