Em um pequeno vilarejo em Bengala, Apu (Subir Bannerjee) é um menino que vive em uma família bem pobre, junto com a irmã Durga, os pais, e a velha tia. A vida da família é permeada de sofrimentos, eles mal têm dinheiro para comer e Durga (Uma Das Gupta) costuma roubar algumas coisas do vizinho rico. O pai viaja para um novo emprego, o que ...
Para o casamento do filho, uma mulher pega um empréstimo com Sukihala (Kanhaiyalal) em troca de parte da colheita. A dívida afeta severamente toda a família, incluindo o jovem casal Radha (Nargis) e Shamu (Raaj Kumar). Após um acidente de trabalho, Shamu considera-se inválido e abandona a vila, deixando sua esposa sozinha com dois filhos.
Apu (Soumitra Chatterjee) é um estudante recém-formado e desempregado que sonha em ser escritor. O amigo Pulu (Swapan Mukherjeeo) o convida para um casamento, onde uma grande confusão acontece e Apu acaba casado com a noiva, Aparna (Sharmila Tagore). Os dois seguem para Calcutá, mas um trágico destino os aguarda.
Biswambhar (Chhabi Biswas), último representante de uma alta casta, vive em um imenso palácio. Não faz nada, vive da fortuna que sua família acumulou ao longo dos anos. O principal símbolo de sua ostentação é uma imponente sala de música, onde ele recebe os melhores artistas da região.
Após a morte do pai, Apu (Smaran Ghosal) e sua mãe (Karuna Bannerjee) vão morar com um parente em Bengali. Bastante inteligente, o menino consegue uma bolsa de estudos em Calcutá. O sucesso e independência do filho alegram e entristecem a mãe de Apu, que sofre ao ficar sozinha, longe dele.
Um poeta talentoso e pobre luta por amor e reconhecimento em um mundo tão solitário e egoísta.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade