Esta saga, que já vendeu mais de 21 milhões de cópias, está disponível em formato de série no Prime Video!
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

A plataforma Prime Video revelou sua nova série original, adaptada de uma famosa saga de videogame que vendeu mais de 21 milhões de cópias em todo o mundo.

Da pequena tela dos videogames para a da televisão, às vezes é apenas um passo. Depois de triunfar em 2024 com Fallout, o Prime Video embarcou em outro desafio de adaptar uma saga emblemática do mundo dos videogames. A plataforma de streaming aborda desta vez a saga Yakuza, composta por cerca de vinte jogos lançados desde o primeiro título em 2005.

A série é fiel ao jogo de vídeo?

Mais especificamente, a série se concentra no jogo Yakuza: Like a Dragon (2020), que marcou uma virada na saga, abandonando o sistema de jogo beat 'em up em favor do combate por turnos RPG. Outra mudança notável: a ação da trama foi deslocada do bairro fictício de Kabukichō em Tóquio para a cidade portuária de Yokohama.

A série Like a Dragon: Yakuza apresenta quatro adolescentes organizando um assalto a uma casa de jogos. Seu encontro com o proprietário do local, um membro do submundo local, e este incidente vai precipitá-los em uma espiral infernal. Dez anos depois, um dos membros do grupo, Kiryu, sai da prisão, mas vê seu passado alcançá-lo.

A fórmula que fez o sucesso do jogo é retomada aqui em linhas gerais, embora haja maior ênfase no aspecto dramático do que na ação ou violência. Fato surpreendente: a série não reproduz exatamente a trama do jogo, mas desenvolve sua própria história através de uma narrativa que se passa em duas épocas diferentes.

Uma primeira adaptação já tinha visto a luz do dia!

Assim, a série parece se dirigir mais àqueles que não conhecem os jogos, do que aos fãs incondicionais da franquia. Estes últimos poderão, no entanto, apreciar todas as referências à licença, mas também a qualidade superior desta adaptação televisiva em comparação com a fraca versão cinematográfica (Yakuza: A Ordem do Dragão, dirigido por Takashi Miike em 2007).

A presença do diretor Masaharu Take (O Diretor Nu) atrás das câmeras não consegue fazer jus ao aspecto cinematográfico do videogame. A direção sem relevo e acadêmica, provavelmente devido à falta de recursos, não conseguirá nem dar ritmo a esta adaptação, nem destacar as cenas de choque.

Se assistir a este programa fizer com que os espectadores queiram descobrir o videogame, então o objetivo principal desta série terá sido cumprido. Por outro lado, os fãs da saga provavelmente perderão seu tempo com esta nova adaptação pouco convincente.

A 1ª temporada da série Like a Dragon: Yakuza está disponível no Prime Video.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados