Claro que o final continua o mesmo, isso não muda.
Quando chegou a hora de planejar o final de Lost, em sua 6ª temporada, a única coisa que Damon Lindelof tinha certeza é que não queria um daqueles episódios em que tudo tinha sido um sonho, uma imaginação ou algo do tipo: ele precisava de um final claro e definitivo. E ele realmente conseguiu. De fato, durante as filmagens, apenas Matthew Fox e Terry O'Quinn sabiam tudo o que estava acontecendo, e os produtores explicaram o significado durante a gravação da cena da igreja, particularmente no último momento em que todos estavam juntos filmando. No entanto, quando o episódio chegou às mãos dos fãs... eles não o receberam com entusiasmo, precisamente.
Um final perdidíssimo
Foi um evento tão grande que em países como a Espanha, por exemplo, foi transmitido ainda de madrugada, apenas alguns minutos após o sinal original, o suficiente para colocar as legendas. Ao terminar, uma mesa de especialistas disse "Bem, eles estavam mortos desde o início, não é?" demonstrando que... bem, eles não entenderam nada do que tinham acabado de ver. O que está claro é que todos ficamos consternados de uma forma ou de outra. Mas, e se eu disser que há uma maneira de assistir Lost novamente e gostar mais do final?
Trata-se da visualização cronológica, uma maneira um pouco mais complexa de ver cada episódio, mas que aqueles que experimentaram dizem que é também muito mais satisfatória. De fato, há quem diga que muda o significado da série. Você não encontrar desse jeito em nenhum streaming oficial, mas os fãs montaram uma edição chamada Chronologically Lost na qual a maioria das explicações está no início, mudando o foco: você não se importa mais com os mistérios, mas com como eles vão reagir quando os virem.
Além disso, quebra o mito de que não deram resolução a nada: ao agrupar as respostas em vez de salpicá-las ao longo da trama, restam apenas um punhado de ganchos no ar. Obviamente, ninguém está dizendo que sua primeira vez assistindo deve ser assim, mas tentar uma revisão pode ser muito satisfatório, porque o final, desta maneira, realmente se concentra nos personagens e chega mais fundo. Isso é o que dizem, pelo menos. Vocês estariam dispostos a perverter a visão original dos criadores em troca de algumas promessas?
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!