No final, a família foi se separando. Talvez demais.
No início da série Happy Days, que foi ao ar em meados dos anos 70, a família Cunningham tinha três filhos: Richie, Joanie e Chuck. No entanto, a série se concentrava no primeiro deles, e Chuck não teve praticamente nenhum desenvolvimento na trama. O personagem aparecia jogando basquete durante as duas primeiras temporadas, e de um dia para o outro simplesmente desapareceu. Para justificar, a série deu a desculpa de que ele tinha ido estudar fora... mas logo os pais dos Cunningham começaram a dizer que só tinham dois filhos. E é assim que Chuck Cunningham deu nome a um efeito televisivo: quando os personagens saem de uma série e ninguém mais volta a falar deles.
Aconteceu, por exemplo, em How I Met Your Mother com Heather, a irmã de Ted Mosby, que queria se mudar para Nova York e conseguiu... só para que ninguém mais falasse dela novamente. Ou, sem ir muito longe, com Judy Winslow, que apareceu durante quatro temporadas de Family Matters e desapareceu para sempre sem maiores explicações (embora Jaimee Foxworth, a atriz, tenha sido notícia há alguns anos por acabar no mundo do pornô). Embora agora fosse muito mais difícil fazer isso, na época, com a transmissão semanal e ninguém analisando cada episódio com lupa, eles estavam cientes de que ninguém iria se perguntar o que havia acontecido com a caçula dos Winslow.
Em menor medida, também fizeram isso em The Big Bang Theory, embora neste caso nem chegamos a conhecer o personagem. Na 1ª temporada, Penny menciona que tem uma irmã, o que normalmente nas séries é uma maneira de nos apresentar uma trama futura... mas nunca mais soubemos dela. De fato, ela nem sequer compareceu ao casamento de Penny, e não são poucos os fãs que se perguntam o que diabos aconteceu com ela.
A verdade é que ela só foi usada como recurso cômico que aparece aqui e ali na série em diferentes frases: Lisa atirou em seu marido enquanto estava casada, entrou em trabalho de parto na dança com seu pai durante seu casamento, tentou fazer uma depilação brasileira em Penny com fita e tinta de cera... e não é o único personagem que nunca conhecemos! Nem sequer sabemos os nomes dos irmãos de Raj ou de Bernadette, então, dentro do possível, a imaginária Lisa pode se sentir privilegiada.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!