Um fascinante chefe do crime que lidera uma das melhores séries da última década.
Peaky Blinders chegou ao fim em 2022, embora um filme da franquia esteja sendo trabalhado há algum tempo. A série teve seis temporadas e está disponível na Netflix. É focada em Thomas Shelby (Cillian Murphy) e os Peaky Blinders, a gangue de criminosos da qual ele é líder, que controlam a cidade de Birmingham, na Inglaterra, com mãos de ferro, construindo um império que vai desde corridas de cavalo adulteradas e roubo de carregamentos até parcerias secretas com os russos.
Enquanto aguardamos mais detalhes sobre o filme de Peaky Blinders, aproveitamos para compilar algumas curiosidades que você sempre quis saber sobre seu fascinante líder. Quer você seja aliado ou inimigo de Tommy Shelby, você deve reconhecer que o personagem de Murphy tem um apelo como poucos. Uma personalidade carismática que o levou ao topo do poder em Birmingham e na televisão.
Tommy Shelby existiu na vida real?
Uma das questões universais da série é: quanto do que é contato na tela aconteceu na vida real? Embora seja verdade que Peaky Blinders existiu, a ficção de Steven Knight usa muita licença criativa e pouco do que aparece na série tem fundamento histórico. O criador também não afirma que seja, mas o fato de saber que havia uma gangue em Birmingham na mesma época da representação fictícia leva muitos espectadores a procurar semelhanças.
No caso de Tommy Shelby, é preciso dizer que ele não existia como tal, mas, se olharmos para a história, encontramos Billy Kimber. Ele era o líder da gangue Birmingham Boys e uma figura importante do lado mais sombrio do Reino Unido. Kimber não tinha escrúpulos, nem hesitava diante de soluções “rápidas” para manter a ordem.
Assim como Shelby, ele buscou alianças e exerceu sua atividade à margem da lei, intimidando quem não estava do seu lado. Suas histórias são semelhantes, mas não são iguais. Na verdade, Billy Kimber aparece na primeira temporada da série como um dos inimigos do protagonista, mas é rapidamente retirado de cena.
Quantos anos ele tem em Peaky Blinders?
Thomas Michael Shelby nasceu em 1890, portanto podemos calcular sua idade nas diferentes temporadas da série. A primeira temporada se passa em 1919, então ele tinha 29 anos quando a trama começou. Na segunda temporada (1922), ele completou 32 anos; na terceira, 34; na quarta, 36; e, na quinta, 39 anos. Na sexta e última temporada, que tem um salto temporal significativo em relação à anterior, o protagonista tem 44 anos de idade.
Ou seja, os acontecimentos de Peaky Blinders nos permitem acompanhar Thomas Shelby ao longo de 15 anos.
O que ele fuma antes de dormir? E o que os cigarros contêm?
Há muita curiosidade sobre o que Tommy Shelby fuma e não é à toa, já que o protagonista da série consome um cigarro atrás do outro constantemente. Até o próprio Murphy fica impressionado com a enorme quantidade de tabaco que seu personagem consome e, graças aos dados do departamento de adereços, ele sabe que foram consumidos 3 mil cigarros só nas duas primeiras temporadas. Esse número aumentou nos anos subsequentes.
Mas o que você realmente fuma? Helen McCrory, a falecida atriz que interpretou Polly Gray, disse ao The Mirror que eram cigarros de ervas que não continham nicotina, mas também tinham um gosto ruim. É uma melhoria em relação ao tabaco, mas para os atores que não fumam devia ser uma tortura passar o dia de trabalho rodeado de fumo, por mais herbáceo que seja.
No seu amor pelo tabaco, Thomas Shelby também tem espaço para outras substâncias. Especificamente, o ópio, que é o que ele fuma antes de dormir. Tommy tem uma longa história de traumas não resolvidos e recorreu a esse narcótico para lidar com a situação desde a primeira temporada. Na quinta temporada, seu consumo muda e ele prefere beber pouca quantidade, o que o perturba completamente e lhe causa alucinações.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!