Tieta de volta à Globo: 35 anos após sua estreia, relembre os atores que já morreram e deixaram um turbilhão de saudades
Victor Viana
-Redator
Jornalista, curioso e sempre ligado em tudo o que acontece na TV. Um sonho? Ter o maior número de referências possíveis.

Clássico da Globo será reprisado no Vale a Pena Ver de Novo a partir de dezembro.

>

A novela Tieta, exibida originalmente entre 1989 e 1990, retornará à grade da TV Globo a partir do dia 2 de dezembro. A própria emissora confirmou que o clássico, escrito por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, substituirá Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo. Baseada na obra de Jorge Amado, a trama ficou marcada por debater temas considerados tabus, como sexo e religião.

Mesmo após 35 anos de sua estreia, a novela continua viva na memória do público, assim como seus personagens icônicos. Além de Tieta, eternizada por Betty Faria – e Claudia Ohana na fase jovem –, como esquecer Perpétua (Joana Fomm), Amorzinho (Lilia Cabral) e o Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura), entre tantos outros?

Infelizmente, muitos atores que fizeram história nessa obra-prima de grande audiência e repercussão já nos deixaram. Relembre abaixo quem são!

Yoná Magalhães - Tonha

Responsável por interpretar Tonha, madrasta de Tieta, a grande atriz Yoná Magalhães faleceu em 2015, aos 80 anos de idade, após uma insuficiência cardíaca causada por complicações de uma cirurgia. Sua última novela foi Sangue Bom, de 2013.

Marcos Paulo - Arturzinho

O diretor e ator Marcos Paulo faleceu em 2012, aos 61 anos. Ele teve uma embolia pulmonar e não resistiu. Na trama de Tieta, ele interpretou Arturzinho, o filho do coronel Artur (Ary Fontoura). Sua última novela foi uma participação especial em Desejo Proibido, de 2008. Porém, em 2009, dirigiu a 16ª temporada de Malhação.

Sebastião Vasconcelos - Zé Esteves

O inesquecível Sebastião Vasconcelos , que interpretou Zé Esteves, o rabugento pai de Tieta, tinha 86 anos quando faleceu, em 2013. O ator enfrentava complicações de saúde decorrentes de uma pneumonia, que agravaram seu estado. Sua última aparição na TV foi em Os Mutantes: Caminhos do Coração, da Record TV, em 2008.

Armando Bógus - Modesto

Intérprete de Modesto, o homem mais endinheirado de Santana do Agreste, Armando Bógus morreu em 1993, três anos após o fim de Tieta. Na época, o ator lutava contra a leucemia. Inclusive, gravou sua última novela, Pedra Sobre Pedra, enquanto tratava a doença.

Françoise Forton - Helena

A atriz Françoise Forton morreu em 2022, aos 64 anos, após lutar contra um câncer de colo do útero. Sua última novela foi Amor Sem Igual, exibida pela Record TV em 2019. Em Tieta, ele deu vida a Helena, a esposa de Ascânio (Reginaldo Faria), que abandona Santana do Agreste logo no início da trama por detestar a vida na cidade.

Cláudia Mango - Silvana

Cláudia Magno foi outra atriz que faleceu poucos anos depois da exibição original de Tieta. A intérprete de Silvana morreu em 1994, aos 35 anos, devido a complicações causadas pela Aids. Sua última novela foi Sonho Meu, exibida em 1993, na qual precisou deixar o elenco no meio para cuidar de sua saúde.

Cláudio Corrêa e Castro – Padre Mariano

Responsável por interpretar o Padre Mariano, personagem que sabia de todos os acontecimentos em Santana do Agreste, Cláudio Corrêa e Castro faleceu em 2005, aos 77 anos, após complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca. Sua última novela foi Senhora do Destino, exibida um ano antes de seu falecimento.

Miriam Pires - Dona Milu

Após complicações causadas de uma infecção por toxoplasmose, Miriam Pires, atriz tão querida do público, faleceu aos 77 anos, em 2004. Curiosamente, foi neste mesmo ano que ela gravou sua última novela, Senhora do Destino. Em Tieta, sua personagem, Dona Milu, ficou conhecida pelo bordão: "Mistééério...".

Paulo José - Gladstone

Na novela Tieta, Paulo José viveu Gladstone, par romântico de Carmosina (Arlete Salles). Em 2021, aos 84 anos, ele contraiu uma pneumonia que foi agravada pelo seu diagnóstico de mal de Parkinson. Infelizmente, devido às complicações, ele veio a falecer. O ator, no entanto, já estava afastado das novelas há algum tempo. Sua última trama foi Em Família, de 2014.

Rogéria - Ninete

Atriz e ícone do movimento LGBTQIAP+, Rogéria faleceu em 2017, aos 74 anos. Ela foi internada com uma infecção urinária e, devido a algumas complicações, o quadro evoluiu para uma infecção generalizada. Sua última novela foi Babilônia, de 2015.

Roberto Frota - Leôncio

O ator Roberto Frota faleceu em 2024, aos 85 anos, após complicações decorrentes de um câncer no pulmão. Seu último trabalho na TV foi em 2023, quando fez participações especiais em três novelas: Vai Na Fé, Amor Perfeito e Terra e Paixão. Em Tieta, ele interpretou Leôncio, funcionário da prefeitura e escudeiro fiel de Ascânio (Reginaldo Faria).

Maria Helena Dias - Zuleica Cinderela

Maria Helena Dias, a prostituta Zuleica Cinderela de Tieta, faleceu em 2023, ao 91 anos, após contrair uma pneumonia, seguida de um infarto. Ela já estava afastada das novelas há quase 20 anos, sendo seu último trabalho na TV em Cobras & Lagartos, de 2006.

Elias Gleizer – Firmino

Em 2015, aos 80 anos, o querido ator Elias Gleizer faleceu após sofrer uma queda, que enfraqueceu seu sistema imunológico e resultou em uma pneumonia. Sua última novela foi Boogie Oogie, exibida em 2014.

Ficou com vontade de rever esses atores tão queridos pelo público? Faltam poucos dias para Tieta voltar à telinha da Globo, mas você também pode assistir à novela na íntegra pelo Globoplay!

facebook Tweet
Links relacionados