"Ela não é dedicada nem comprometida com o trabalho", afirmou a diretora na época.
Em agosto de 2015, A Regra do Jogo estreava no horário das 21h na TV Globo. Com um elenco estrelado por nomes como Alexandre Nero, Giovanna Antonelli, Tony Ramos e Renata Sorrah, o folhetim de João Emanuel Carneiro entregou de tudo: paixões intensas, mistérios e, claro, muitas intrigas – tanto na frente quanto atrás das câmeras!
Apesar das expectativas, a novela policial enfrentou dificuldades de audiência durante boa parte de sua exibição. Sob a direção geral de Amora Mautner, que já havia comandado sucessos como O Cravo e a Rosa, Avenida Brasil e a premiada Joia Rara (vencedora do Emmy Internacional), o projeto teve sua cota de dramas nos bastidores.
Acontece que Amora não se dava muito bem com uma das estrelas do elenco: Cássia Kis. O relacionamento profissional entre as duas era tudo, menos tranquilo, e as tensões entre elas foram marcadas por conflitos que rivalizavam com as reviravoltas da trama. Mas, afinal, o que, causou tanto climão entre elas durante A Regra do Jogo?
"Vai ficar na geladeira por um bom tempo”
Em 2015, a coluna de Léo Dias, no jornal O Dia, trouxe à tona um episódio que teria deixado Amora muito irritada com Cássia Kis. O conflito teria acontecido durante a gravação da cena em que Djanira, personagem de Cássia, morria. Segundo a publicação, a atriz se recusou a regravar o momento, justificando que "não trabalhava em novela mexicana".
Após o ocorrido, Amora teria comentado com outra atriz que estava feliz pela saída de Cássia da trama. “Graças a Deus, a Cássia Kis foi embora. Ela não é dedicada nem comprometida com o trabalho. Vai ficar na geladeira por um bom tempo", relatou o colunista.
E parece que a previsão, em parte, se concretizou. A atriz veterana só voltou a integrar o elenco fixo de uma novela sete anos depois, interpretando Cidália em Travessia, trama de Glória Perez. Nesse meio tempo, ela fez séries e teve uma pequena participação em Segundo Sol.
Cássia Kis relembrou a novela em entrevista
Durante uma participação no Ofício em Cena, da Globo News, em 2016, Cássia relembrou os problemas enfrentados nas gravações do folhetim dirigido por Amora Mautner. Na época, a atriz passava por mudanças significativas em seu tratamento contra o transtorno bipolar, o que acabou interferindo na sua carreira na dramaturgia.
"Ano passado, em pleno processo [de retirada de medicamentos], eu fiz A Regra do Jogo, uma novela que foi muito difícil. Eu entrava aqui chorando, porque estava tudo junto - minha vida pessoal, a vida da personagem, tudo entrou ali. Demandou muito sofrimento.", desabafou.
Amora Mautner e Cássia Kis nunca fizeram as pazes
Ao que tudo indica, as duas jamais chegaram a fazer as pazes. Em 2022, Mautner comentou em um vídeo publicado pelo ator José de Abreu no Instagram, que mostrava um vídeo de Cássia ajoelhada na rua em meio a manifestantes bolsonaristas. A diretora disse: "Sempre foi do mal e maluca. Sou traumatizada com essa pessoa. Má. Ela é má."
"Muito chata, fala demais”: Há 32 anos, insulto de diretor deixou atriz sem palavras nos bastidores de minissérie da GloboNaquele mesmo ano, Amora chegou a chamar a atriz de "bizarra, vilã da vida real, horror de ser humano" nos comentários de uma matéria publicada na coluna de Léo Dias, no jornal Metrópoles, sobre o rompimento da amizade entre Kis e a jornalista Leilane Neubarth.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!