Tieta é confirmada como a substituta de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo: Novela clássica estreou há 35 anos e varreu a audiência
Guilherme Rocha
Fã incondicional de reality shows que poucos admitem assistir, novelas clássicas com vilãs que amamos odiar, além de séries que são o auge do entretenimento despreocupado.

Clássico estará de volta às tardes da Globo a partir de dezembro.

Após uma grande expectativa, a TV Globo confirmou, nesta quarta-feira (13), que Tieta (1989) será a substituta de Alma Gêmea na faixa do Vale a Pena Ver de Novo. O anúncio surpreendeu muita gente, que apostava que a emissora optaria por uma trama mais contemporânea, como A Dona do Pedaço ou O Outro Lado do Paraíso, ambas de Walcyr Carrasco.

Inspirada livremente no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, uma das maiores obras da teledramaturgia brasileira retornará às telinhas a partir do dia 2 de dezembro, conforme anunciado pela emissora. O folhetim, adaptado por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, conta com um elenco de peso, incluindo nomes como Joana Fomm, Betty Faria, Cássio Gabus Mendes e Yoná Magalhães.

35 anos depois, como estão hoje os atores de Tieta, um dos maiores sucessos da história da teledramaturgia brasileira?

Relembre a história de Tieta

Tieta (Claudia Ohana) mora na cidade fictícia de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro, e é expulsa da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), que se irritou com o comportamento liberal da moça, que poderia influenciar a outra filha, Perpétua (Adrina Canabrava). Envergonhada publicamente, ela segue para São Paulo. E vinte e cinco anos depois, Tieta (Betty Faria) volta a Santana do Agreste.

Rica, requintada e exuberante, ela está disposta a se vingar de todos que a trataram mal. Tieta avisa que veio para ficar e muda a rotina dos moradores da cidade. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, seja pela sua riqueza ou simplesmente atraídos por sua beleza.

Percebendo que nada mudou em Santana do Agreste, uma cidade repleta de hipócritas parados no tempo, para chocar mais a família, ela passa a ter um romance com o próprio sobrinho, o jovem seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho da sua rancorosa irmã Perpétua (Joana Fomm), que sonha que Ricardo se torne padre.

Novela varreu a audiência em 1989

Muita gente acredita que Roque Santeiro foi a novela de maior audiência da história, mas, para Boni, ex-chefão da emissora, esse título pertence a Tieta. “Roque Santeiro foi a segunda novela de maior audiência da história da televisão, atrás apenas de Tieta”, revelou ele em um trecho de sua autobiografia, O Lado B de Boni, publicada em julho deste ano.

Betty Faria celebra o retorno de Tieta à TV

Em comunicado à imprensa, a atriz Betty Faria celebrou a volta de sua inesquecível personagem: "Tenho orgulho do que ela representava. Tieta era muito moderna, hoje ainda é revolucionária. Era uma pessoa do bem, cheia de amor, que chega na cidade para ajudar a melhorar a situação, sempre trazendo ideias novas e derrubando preconceitos"

A artista também ficou muito emocionada quando descobriu que Tieta seria a substituta de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo: "Fiquei feliz demais porque é um trabalho que entrou no coração do público e ficou. Foi um grande sucesso da minha maturidade como atriz, que me trouxe muita felicidade, e uma novela exibida em muitos países, sempre muito bem-recebida".

Em 2024, a novela completou 35 anos desde exibição original, entre 1989 e 1990, e segue lembrada até hoje pelos noveleiros de plantão. No último mês de setembro foi adicionada ao catálogo do Globoplay em seu formato original.

facebook Tweet
Links relacionados