É claro que a Netflix esperava muito mais de Banco Central Sob Ataque, especialmente pelas comparações com La Casa de Papel.
A Netflix prometeu bastante com Banco Central Sob Ataque, uma minissérie espanhola que parecia ser sucessora de La Casa de Papel, apesar de nenhum dos seus criadores ter participado nela. É verdade que se baseia numa história real, mas tanto o tema, como o trailer e o elenco nos fizeram pensar no maior sucesso espanhol da plataforma. Infelizmente, não se pode dizer que o mesmo aconteceu com a nova produção.
Muita ação e estrelas de La Casa de Papel: Conheça a nova série de assalto da NetflixBanco Central Sob Ataque conta a história real do assalto à sede do Banco Central de Barcelona em 1981, onde um grupo de assaltantes fez centenas de pessoas de reféns. Três meses depois de uma tentativa de golpe de Estado no Congresso espanhol, uma quadrilha formada por 11 homens encapuzados entra atirando para o alto na sede do maior banco da Catalunha. Uma jornalista desconfia que as motivações do crime vão além de um roubo e desafia as autoridades e os limites para chegar à verdade por trás do ocorrido.
Números decepcionantes do novo La Casa de Papel
Banco Central Sob Ataque chegou à Netflix em 8 de novembro e na semana passada somou um total de 9,6 milhões de horas assistidas para cerca de 2,7 milhões de visualizações. Os números não nos dizem muito, pois existem séries espanholas que estrearam com dados piores, mas há uma comparação que tira todas as dúvidas.
É evidente que o verdadeiro sucessor de La Casa de Papel, é Berlim, um prelúdio focado no personagem de Pedro Alonso cuja primeira temporada estreou no final de dezembro do ano passado. Durante sua estreia, Berlim alcançou 74,3 milhões de horas assistidas, com cerca de 11,3 milhões de visualizações.
A diferença na duração – Banco Central Sob Ataque tem apenas 5 episódios num total de 3 horas e 36 minutos, enquanto Berlim teve 8 episódios e uma duração de 6 horas e 34 minutos – explica em parte as diferenças tão grandes na primeira métrica, mas Banco Central Sob Ataque não atinge nem um quarto na segunda métrica. Um resultado ruim.
De certa forma, essas comparações são injustas, mas no elenco de Banco Central Sob Ataque encontramos Miguel Herrán, María Pedraza e Hovik Keuchkerian, todos de La Casa de Papel. Além disso, a série foi muito mencionada durante a divulgação da minissérie escrita por Patxi Amezcua e dirigida por Daniel Calparsoro.
Banco Central Sob Ataque traz esperança de melhores dados nas próximas semanas, mas tudo indica que, na melhor das hipóteses, será uma decepção para a Netflix e, na pior, um fracasso – que será deixado para trás o mais rápido possível.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.