Nem Alma Gêmea, nem Caminho das Índias: A abertura de novela mais vista vem de um fracasso recente da Globo – e acaba de ganhar prêmio internacional
Guilherme Rocha
Fã incondicional de reality shows que poucos admitem assistir, novelas clássicas com vilãs que amamos odiar, além de séries que são o auge do entretenimento despreocupado.

Novela das sete tinha uma abertura enérgica e colorida, mas sua história não conseguiu cativar os telespectadores.

>

As aberturas de novelas são um espetáculo à parte na história da teledramaturgia brasileira. Mais do que apenas apresentar os nomes do elenco e anunciar o início do folhetim, elas têm o poder de nos transportar para o universo da trama antes mesmo da primeira cena.

Músicas cuidadosamente escolhidas e identidades visuais que capturam a essência de cada história são apenas alguns dos elementos que criam uma conexão instantânea com o público.

Algumas aberturas ficaram eternizadas na memória coletiva, como a de Brega & Chique (1987), que causou polêmica ao exibir um homem nu, e a de Senhora do Destino (2004), que gerou muitas sátiras e memes nas redes sociais. Também não podemos esquecer da hipnotizante abertura de Caminho das Índias (2009) e da vinheta de Chocolate com Pimenta (2003), com sua música-tema chiclete, deliciosa de ouvir.

A abertura mais assistida da Globo no Youtube

No canal oficial da TV Globo no YouTube, muitos fãs gostam de revisitar essas aberturas, mas a mais assistida não é nenhuma das citadas acima. Ela pertence a uma novela mais recente: Fuzuê (2023), escrita por Gustavo Reiz para a faixa das sete horas.

O vídeo, que acumula mais de 10 milhões de visualizações, é embalado pelo ritmo da música “Fuzuê”, interpretada por Michel Teló e composta especialmente para a trama. Sua estética reflete a brasilidade e as cores vibrantes dos itens encontrados na loja de departamentos – cenário principal da novela –, de maneira divertida e bem-humorada. Assista à abertura:

Em outubro, a abertura de Fuzuê conquistou o Ouro na categoria Título de Abertura | Créditos no GEMA Awards 2024, premiação que reconhece as melhores campanhas de marketing do universo da TV e do streaming. O trabalho, desenvolvido pela área de Marca e Comunicação da Globo, foi premiado na edição América Latina do evento. Merecido, não?

Fuzuê amargou um fracasso colossal

Apesar do sucesso de sua abertura, a trama de Fuzuê não conseguiu conquistar o público durante sua exibição. Com o desafio de substituir Vai na Fé (2023), um dos maiores sucessos recentes da Globo, a história – estrelada por Marina Ruy Barbosa, Giovana Cordeiro e grande elenco – terminou com a pior audiência da faixa das sete em 55 anos.

Caso você não lembre, a novela foi apresentada como uma comédia romântica que explora relações sociais e familiares, enquanto acompanha a jornada de duas irmãs em busca de seus conquistas pessoais: Luna (Giovana Cordeiro), uma mulher simples que quer desvendar o paradeiro de sua mãe, e Preciosa (Marina Ruy Barbosa), dona de uma joalheria.

No desenrolar da trama, a vilã interpretada por Marina herda documentos que indicam a existência de um tesouro centenário, escondido sob a loja Fuzuê, de propriedade de Nero Braga (Edson Celulari). Determinada a ficar com a fortuna, ela faz de tudo para demolir o prédio. Porém, ela não esperava que a papelada deixada pelo pai também revelasse a existência de sua irmã Luna, com quem ela deveria dividir o tesouro e todo o patrimônio.

As 10 aberturas de novelas mais assistidas da TV Globo em seu canal oficial no Youtube

1° lugar: Fuzuê (10 mi de visualizações)

2° lugar: Caminho das Índias (9,8 mi de visualizações)

3° lugar: Êta Mundo Bom (8,9 mi de visualizações)

4° lugar: Verão 90 (7,9 mi de visualizações)

5° lugar: Cheias de Charme (7,7 mi de visualizações)

6° lugar: A Dona do Pedaço (7,2 mi de visualizações)

7° lugar: Totalmente Demais (6,5 mi de visualizações)

8° lugar: Salve-se Quem Puder (5 mi de visualizações)

9° lugar: A Força do Querer (4,8 mi de visualizações)

10° lugar: Deus Salve o Rei (4,4 mi de visualizações)

Os 173 capítulos de Fuzuê estão disponíveis no Globoplay, para você assistir pela primeira vez ou dar uma nova chance à trama, que oferece outras qualidades além de sua abertura.

facebook Tweet
Links relacionados