Kirk, Picard, Sisko, Janeway, entre outros não são mais apenas personagens de Star Trek. Como os sapos recém-descobertos de Madagascar parecem integrantes de ficção científica da série, eles foram nomeados em homenagem aos capitães da franquia.
Muitas descobertas científicas receberam nomes de personagens, estrelas e conceitos da longa franquia de ficção científica, Jornada nas Estrelas (Star Trek). Por exemplo, alguns insetos e criaturas marinhas levam os nomes de Spock, Odo, Dax, Worf e companhia.
Sete novas espécies de sapos foram descobertas nas florestas tropicais de Madagascar e, graças aos pesquisadores, alcançaram uma honra especial: receberam o nome dos sete capitães da Enterprise, James T. Kirk (William Shatner), Jean-Luc Picard (Patrick Stewart), Ben Sisko (Avery Brooks), Kathryn Janeway (Kate Mulgrew), Jonathan Archer (Scott Bakula), Michael Burnham (Sonequa Martin-Green) e Christopher Pike (Anson Mount).
Patrick Stewart inicialmente não se dava bem com as outras estrelas de Star Trek: “Fiquei irritado com o comportamento deles no set”É por isso que sete espécies de sapos recém-descobertas receberam nomes de capitães de Star Trek
Especificamente, trata-se de sete sapos do gênero Boophis, que se comunicam entre si por meio de assobios extremamente inusitados para pedir o acasalamento. Em seu estudo (via Spiegel), os pesquisadores da Universidade Técnica de Braunschweig compararam esse trinado semelhante ao de um pássaro com os sons do tricorder de Star Trek. Assim que eles são ativados para escanear algo, o icônico som da ficção científica soa.
Ao mesmo tempo, o apito do sapo é comparado ao som do chamado do contramestre. É utilizado para pedir a atenção da tripulação quando, por exemplo, um capitão entra na ponte.
Estas são as sete espécies de sapos nomeadas como capitães de Star Trek
Especificamente, as sete novas espécies de sapos de Madagascar têm agora os seguintes nomes científicos:
- Boophis Kirki (em homenagem a Kirk de Jornada nas Estrelas)
- Boophis picardi (em homenagem a Picard de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração)
- Boophis siskoi (em homenagem a Sisko de Star Trek: Deep Space Nine)
- Boophis janewayae (em homenagem a Janeway de Star Trek: Voyager)
- Boophis archeri (em homenagem a Archer de Enterprise)
- Boophis burnhamae (em homenagem a Burnham de Star Trek: Discovery)
- Boophis pikei (em homenagem a Pike de Star Trek: Strange New Worlds)
No artigo científico sobre a descoberta dos sapos, os pesquisadores explicam a motivação para nomeá-los da seguinte forma:
"Nosso principal objetivo é reconhecer o foco de muitos episódios de Star Trek [...] na inspiração - embora nem sempre retratada com precisão - na ciência e na conservação, bem como no espírito de descoberta e exploração que ela promove."
"Também parece apropriado que encontrar esses sapos às vezes exija uma migração considerável; buscar novas chamadas estranhas para localizar novos anfíbios em novas florestas; ir corajosamente aonde nenhum herpetologista jamais esteve."
Jornada nas Estrelas está disponível na Netflix e Paramount+, dentre outras séries novas para maratonar depois.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!