"Não adianta esperar um true crime": Os Quatro da Candelária emociona ao abordar tragédia pelo olhar das crianças
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Assistimos os dois primeiros episódios de Os Quatro da Candelária, minissérie da Netflix sobre a Chacina da Candelária.

>

Os Quatro da Candelária é uma nova produção na Netflix, minissérie ficcional em quatro episódios que conta a trágica história da Chacina da Candelária de uma perspectiva diferente. O AdoroCinema assistiu aos dois primeiros episódios da série, apresentados na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e contamos nossas impressões.

A minissérie traz uma perspectiva forte e sensível da Chacina da Candelária, pelo ponto de vista das crianças e adolescentes moradores de rua que sobreviveram à tragédia, dando visibilidade para essas histórias que muitas vezes são esquecidas ou ignoradas – fugindo completamente da exploração das vítimas, como muitas vezes acontece no true crime.

"É uma série de gênero, não adianta esperar um true crime porque não é. É uma série exatamente sobre sonhos e flerta com o realismo fantástico, mas a gente também tem ação, aventura, drama, realismo, uma trilha sonora incrível. E toda essa estrutura narrativa que é muito diferente, de a gente poder observar sob a ótica dessas crianças, como se tivesse uma GoPro no olho de cada uma delas", explicou o criador Luis Lomenha na apresentação dos primeiros episódios da série na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Os Quatro da Candelária: Série da Netflix sobre a Chacina da Candelária teve participação dos sobreviventes

Cada um dos quatro episódios da minissérie é focada em um dos sobreviventes. No primeiro episódio acompanhamos Douglas, interpretado por Samuel Silva, enquanto o segundo foca em Sete, interpretado por Patrick Congo. Liderada por atuações fortes e emocionantes que nos colocam na pele desses personagens em luta pela sobrevivência, entramos em contato com o lado mais íntimo deles, seus sonhos interrompidos e até mesmo a ancestralidade com escolha de recursos do realismo fantástico.

Esse desenvolvimento é bastante favorecido pela estrutura narrativa da produção, pois acompanha as 36 horas anteriores da Chacina da Candelária com essas histórias interligadas e também muito particulares de cada um dos protagonistas. Os Quatro da Candelária é um grande acerto da Netflix, focando no humano em meio à tragédia.

Qual é a história de Os Quatro da Candelária?

Os Quatro da Candelária é uma série ficcional baseada nos depoimentos dos sobreviventes da Chacina da Candelária, que aconteceu no Rio de Janeiro nos anos 90. Ela acompanha Jesus (Andrei Marques), Douglas (Samuel Silva), Sete (Patrick Congo) e Pipoca (Wendy Queiroz), meninos que vivem em situação de rua nas 36 horas que antecederam um dos crimes que mais chocaram o Brasil: A Chacina da Candelária. O crime aconteceu em 1993 em frente à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro, no qual milicianos que usavam a praça como ponto de tráfico de drogas assassinaram à tiros oito crianças e adolescentes que dormiam lá, além de deixar vários feridos.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados