Produção trás um olhar diferente para o pós-apocalipse.
Uma das coisas que costuma me causar inquietação ao assistir a algum filme ou série que envolve loops temporais ou uma ameaça apocalíptica é o que aconteceria se os protagonistas começassem a cometer atos irresponsáveis por causa da libertinagem, e de repente saíssem da situação tendo que lidar com as consequências.
Uma das séries mais frescas e divertidas das últimas semanas tem sido En Fin, uma comédia de seis episódios protagonizada por Malena Alterio e José Manuel Poga que estreou no Prime Video. Ela tem uma das abordagens mais interessantes sobre o pós-apocalipse, precisamente por tentar fazer humor a partir de um que não acontece.
O temido e anunciado dia do apocalipse chegou. Tomás acorda após uma noite de luxúria e álcool, mas descobre que o planeta errante que supostamente colidiria com a Terra passa ao largo e a vida segue seu curso. É então que ele se desespera pela decisão que tomou meses atrás de abandonar sua esposa, Julia, e sua filha, Noa, ao saber da iminente chegada do fim do mundo.
Arrependido, ele se propõe a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar sua família. Mas Julia, ao ver que o mundo continua girando, decide deixar de lado seus medos para fazer tudo aquilo que não tinha feito até agora. Enquanto isso, Noa questiona diariamente o empenho dos adultos em destruir o mundo, sem necessidade de um asteroide colidir com a Terra.
David Sainz e Enrique Lojo tiveram a ideia para esta série há quase uma década, e estiveram amadurecendo-a e tentando vendê-la em diferentes formatos durante anos. A febre por ficções apocalípticas, especialmente após a pandemia de COVID que se sentiu quase como um ensaio do fim do mundo, favoreceu a possibilidade de vendê-la a uma plataforma.
En fin: o que fazer depois?
Mas En fin se diferencia bastante dessas outras ficções sobre o pós-apocalipse precisamente porque este não acontece, e os personagens têm que lidar com tudo o que fizeram por sentirem que o mundo ia acabar, além de que tipo de mundo querem construir. Consegue capturar essa estranha sensação posterior ao mais duro da pandemia, onde tentamos recuperar o mundo tal como o deixamos.
Como a série reflete, voltar ao que era antes é muito mais difícil do que parece, e consegue grandes situações divertidas a partir daí. Bom uso do absurdo e de algumas participações especiais inesperadas proporcionam o toque irreverente para que se destaque em um panorama de comédia espanhola habitualmente prolífico, embora com menos propostas que realmente se destaquem.
Você pode assistir En fin no Prime Video.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!