O ator assume a responsabilidade por todos os seus filmes, mesmo os piores.
“Boa sorte, Joseph Sargent. Leia bastante o escritor Joseph Conrad entre as tomadas. Ligue para seus entes queridos com frequência. Com os mais profundos sentimentos e duas piscadelas do meu olho direito. Steve.”
Foi com esses termos muito simpáticos que Steve Spielberg se dirigiu a Joseph Sargent, numa breve nota escrita para encorajá-lo antes de filmar Tubarão 4 - A Vingança, lançado em 1987. Mas não podemos dizer que isso lhe trouxe sorte, afinal o filme não se tornou exatamente um clássico do cinema. Muito longe disso, aliás.
“Um dos piores filmes que já fiz”
O quarto filme da saga Tubarão/Jaws, no qual um tubarão branco ataca mais uma vez a família Brody, até usou flashbacks da obra-prima de Spielberg para disfarçar o absurdo de seu conteúdo. Outra curiosidade de Tubarão 4 é a presença nos créditos do grande Michael Caine.
Embora esse lendário ator tenha estrelado muitos trabalhos que brilharam no firmamento da sétima arte, aqui é o contrário. Mas isso não importa. O ator sempre assumiu a responsabilidade por seus filmes, mesmo os piores. Como ele contou há alguns anos em uma entrevista:
“Um dos piores filmes que já fiz foi Tubarão 4, no qual tive um pequeno papel e recebi um milhão de dólares por 15 dias de filmagem. Com esse dinheiro, consegui comprar uma casa para minha mãe. Alguém me disse: ‘Eu vi Tubarão 4, é horrível’. Respondi que nem tinha visto o filme. Por outro lado, vi a casa que comprei de minha mãe e ela é maravilhosa!”
Atualmente, Tubarão - A Vingança está disponível no catálogo do Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!