Nem Babilônia, nem Renascer: A novela das 9 que amarga o maior fracasso de audiência deste século é outra
Luiz Eugênio de Castro
-Redator
Um jornalista apaixonado por novelas e TV desde muito pequenininho. Fã de carteirinha de realities e vilãs icônicas!

O folhetim das nove com menor audiência foi exibido em 2021 na TV Globo.

>

Se você pensou que novelas como Babilônia (2015) ou até mesmo o remake de Renascer (2024) foram os grandes vilões das audiências da Globo na faixa das nove, pode ser necessário rever seus conceitos. O título de "maior fracasso" (ainda) não pertence a essas duas produções, apesar das críticas que receberam na época em que foram exibidas.

A seguir, o AdoroCinema revela qual foi a novela que amargou péssimos índices de audiência e ficou marcada como a trama que o público simplesmente não quis acompanhar.

A novela das nove que fracassou em audiência

Na realidade, a novela que amarga a maior dor de cabeça no Ibope das últimas décadas é Um Lugar ao Sol (2021). E, pasme: o posto de pior audiência deste século pode ser destronado por outra concorrente no páreo – Mania de Você (2024), caso a trama de João Emanuel Carneiro continue na mesma toada, cheia de cortes e furos.

Vamos aos fatos. Um Lugar ao Sol foi ao ar em novembro de 2021, num momento de grandes incertezas. Com um enredo sensível e introspectivo, a novela de Lícia Manzo contou a história dos gêmeos Christian e Renato (interpretados por Cauã Reymond), que foram separados ao nascer e, anos depois, têm suas vidas cruzadas em circunstâncias dramáticas.

Christian, criado em um orfanato, assume a identidade do irmão rico, Renato, após a morte deste. A troca de identidades, claro, resulta em uma teia de mentiras, amores mal resolvidos e dilemas existenciais. Um prato cheio para quem gosta de emoções profundas e reviravoltas psicológicas, certo? Pois é... mas o público, pelo visto, não estava tão interessado assim!

Um Lugar ao Sol: "No Brasil, oportunidades são roubadas diariamente da população", diz autora da novela (Entrevista)

Um Lugar ao Sol chegou a marcar 15 pontos em um de seus capítulos

O folhetim, que estreou com 25,2 pontos de audiência na Grande São Paulo – a segunda pior marca em estreias de novelas das nove –, rapidamente começou a despencar nos números. O segundo capítulo já cravou 23,8 pontos e, em sua terceira exibição, sofreu uma queda ainda maior, com 23 pontos, de acordo com dados da Kantar Ibope Media.

Ao final da primeira semana, Um Lugar ao Sol acumulou uma média de 23,2 pontos, registrando o triste recorde de pior estreia da faixa das nove em 52 anos, superando até a modesta audiência de Véu de Noiva (1969), que havia obtido 22,3 pontos na primeira semana.

E o desastre dos números não parou por aí. Em 16 de novembro, um capítulo transmitido após uma partida de futebol entre Argentina e Brasil, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, registrou a dolorosa marca de 15,6 pontos – para efeitos de comparação, isso é quase o mesmo que uma reprise de novela das seis!

Um Lugar ao Sol exibe cena com masturbação e quebra jejum de 40 anos da Rede Globo

Durante toda a sua trajetória, Um Lugar ao Sol lutou bravamente para conquistar o público, mas sem sucesso. Em sua reta final, a trama acumulava uma média geral de 22,3 pontos, uma das piores da história moderna das novelas da Globo, ainda segundo dados da Kantar Ibope Media e um levantamento feito pelo Notícias da TV.

O folhetim conseguiu superar Babilônia (2015), que já era considerada um grande fracasso na época, encerrando com uma média total de 25,4 pontos.

Por que Um Lugar ao Sol fracassou?

Mas o que deu tão errado? A resposta não é simples, mas há pistas. Primeiro, o timing não ajudou. A novela foi exibida em plena pandemia de COVID-19, com toda a produção já finalizada, o que impediu qualquer adaptação baseada no feedback do público. Isso tirou uma das maiores vantagens de uma trama diária: a flexibilidade, que muitas vezes é crucial para retomar o interesse da audiência.

Além disso, a Globo parece não ter dado a devida atenção ao folhetim: a divulgação foi tímida, com pouco destaque nos programas da casa, como Encontro e Mais Você. Isso, somado à confusão de horários em que os episódios eram exibidos, fez com que muitos telespectadores nem soubessem quando a novela estava no ar. Resultado: a trama, por melhor que fosse no papel, não conseguiu estabelecer uma conexão forte com o público.

Mania de Você vai bater recorde negativo de Um Lugar ao Sol?

Agora, quando pensamos que a situação não poderia piorar, Mania de Você surge no horizonte, com a difícil missão de superar Um Lugar ao Sol... mas não pelos melhores motivos. A novela de João Emanuel Carneiro, a mesma mente criativa por trás de Avenida Brasil e A Favorita, tem surpreendido negativamente em termos de audiência.

Mesmo com uma narrativa ágil, misteriosa e uma estética moderna, Mania de Você amarga uma média de 21,7 pontos na Grande São Paulo, conforme dados do Kantar Ibope Media. Se essa média se mantiver, a novela pode se tornar a de pior audiência do século para uma trama das nove. Seu episódio mais recente registrou o menor público para o horário em 21 meses!

Mania de Você copiou um dos maiores sucessos sul-coreanos de todos os tempos? Novela também teria se inspirado em série aclamada!

Os críticos elogiam a trama, apontando suas qualidades visuais e o dinamismo dos primeiros capítulos. Mas, na prática, o público ainda não comprou a ideia. A dura concorrência das plataformas de streaming e a mudança nos hábitos de consumo de entretenimento parecem estar pesando mais do que nunca na balança da audiência da TV aberta...

facebook Tweet
Links relacionados