100% dos telespectadores ligados na TV: Capítulo histórico de novela foi o mais assistido há 52 anos e nenhum programa ainda superou
Luiz Eugênio de Castro
-Redator
Um jornalista apaixonado por novelas e TV desde muito pequenininho. Fã de carteirinha de realities e vilãs icônicas!
Co-escrito com:
Guilherme Rocha

Na década de 1970, obra de Janet Clair, protagonizada por Regina Duarte e Francisco Cuoco, fez história na televisão.

>

Em 4 de outubro de 1972, a TV brasileira presenciou um marco histórico que permanece intacto até os dias de hoje. O capítulo 152 da novela Selva de Pedra, de Janete Clair, alcançou algo que jamais se repetiu: atingiu 100% de audiência! Na medição do Ibope no Rio de Janeiro, todos os televisores ligados estavam sintonizados na clássica novela da Globo. Nem mesmo as finais de Copa do Mundo conseguiram chegar perto desse feito!

No capítulo histórico de Selva de Pedra, a identidade de Rosana Reis é finalmente revelada, mostrando que, na verdade, ela era Simone Marques, a heroína interpretada por Regina Duarte, e não sua irmã gêmea. A personagem havia aproveitado um acidente de carro para simular a própria morte, após acreditar que seu marido, Cristiano Vilhena (Francisco Cuoco), estava planejando assassiná-la.

Na cena que parou o Brasil, é o próprio Cristiano quem leva Rosana/Simone à delegacia, depois de investigar a "irmã" e ter certeza da farsa – mas a esposa se recusava a revelar sua identidade. Confrontada pelos pais da empregada que morreu no acidente e por uma testemunha ocular do desastre, ela finalmente confessa o que fez.

"Quero mudar de profissão": Há 38 anos, Fernanda Torres odiou seu papel nesta novela e acabou destratando um ator querido pelos brasileiros

Em uma entrevista às páginas amarelas da revista Veja, em 1973, a escritora Janet Clair comentou sobre a audiência de seu folhetim: "Os 100% de Ibope aumentaram muito minha responsabilidade. Minha sensação é de medo. E muita humildade. De repente, vejo meu trabalho crescer, tornar-se gigante, e eu me sinto pequena, e surpresa: pela primeira vez a repercussão de uma novela foi inesperada para mim", disse ao jornalista Lúcio Rito.

A trama principal de Selva de Pedra

A trama de Selva de Pedra gira em torno de Cristiano, um jovem simples do interior que se envolve em uma confusão e acaba sendo acusado injustamente de assassinato. A única testemunha da tragédia, a jovem artista Simone Marques, o acolhe em sua casa, e juntos decidem se mudar para o Rio de Janeiro (Guanabara, antiga capital fluminense), onde se casam.

Com o tempo, porém, Cristiano é seduzido pela ambição e pelo desejo de poder, em busca de uma vida melhor. Influenciado pelo inescrupuloso Miro (Carlos Vereza), ele começa a se afastar de Simone, que passa a ser um obstáculo em seu plano de ascensão social.

Desiludida, a personagem de Regina Duarte se isola, até que uma carta a leva a acreditar que Cristiano está com planos de matá-la. Após fugir, sofrer um acidente, mudar de nome e ser desmascarada, Simone continua não acreditando na inocência do marido. Com o tempo, os dois se acertam, mas têm que lidar com a morte que ocorreu antes de eles se mudaram para a cidade grande...

Roque Santeiro chegou perto do recorde

Roque Santeiro, novela de 1986, chegou perto de superar o recorde de Selva de Pedra. Segundo a autobiografia de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o famoso Boni, o folhetim de Dias Gomes e Aguinaldo Silva atingiu 96 pontos de audiência, com picos de 100%, durante seu último capítulo. Boni conta no livro O Lado B de Boni que "quem estava com a televisão ligada, estava na Globo" naquela noite histórica!

Não é Avenida Brasil: Novela com maior audiência da história foi outra obra querida dos telespectadores

Roque Santeiro também foi uma novela icônica, com uma trama repleta de sátiras à política e à exploração comercial da fé popular. Ambientada na fictícia cidade de Asa Branca, a novela retratava como os moradores viviam em função dos supostos milagres de Roque Santeiro, interpretado por José Wilker, que teria morrido como mártir.

No entanto, 17 anos depois, Roque reaparece vivo, desestabilizando as figuras poderosas da cidade, como o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus), o fazendeiro Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e sua amante, Viúva Porcina (Regina Duarte), que espalhara a falsa história de que havia sido casada com o "santo". O triângulo amoroso entre Roque, Porcina e Sinhozinho era o centro das tensões da trama.

Atualmente, é quase impossível o feito se repetir

O que explica esses feitos históricos é o impacto que as telenovelas tinham na vida dos brasileiros naquela época. As tramas, muitas vezes cheias de reviravoltas e suspenses, prendiam a atenção de milhões de telespectadores, que não tinham tantas opções de entretenimento. Hoje em dia, os folhetins da TV aberta enfrentam fortes concorrentes, como a TV por assinatura e os serviços de streaming, e lutam para superar os 30 pontos de audiência.

facebook Tweet
Links relacionados