Cidade de Deus: Personagem de Roberta Rodrigues sofre reviravolta nos episódios finais da 1ª temporada
Giovanna Ribeiro
-Redatora e Crítica
Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

Baseada na obra do escritor Paulo Lins, o spin-off Cidade de Deus: A Luta Não Para se passa vinte anos depois dos acontecimentos do longa-metragem premiado, no começo dos anos 2000.

A 1º temporada de Cidade de Deus: A Luta Não Para, spin-off o premiado filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund, encontrará seu desfecho neste próximo domingo (29). A série derivada se passa vinte anos depois dos acontecimentos do longa-metragem, no começo dos anos 2000. E apesar de ser uma história completamente nova, a trama resgata personagens do filme, entre eles, Berenice (Roberta Rodrigues), que além de receber protagonismo, sofre uma reviravolta importante no final da temporada.

Atenção: A partir daqui, você encontrará spoilers da 1º temporada de Cidade de Deus: A Luta Não Para.

Berenice, vivida por Roberta Rodrigues, foi apresentada apenas como a namorada de Cabeleira (Jonathan Haagensen), em Cidade de Deus, de 2002. E fez parte de uma das (inúmeras) cenas marcantes do filme, ao deixar a comunidade ao som de Preciso Me Encontrar, do Cartola, enquanto assistia seu amado ser capturado e morto pela polícia. No entanto, permaneceu em uma posição coadjuvante pelo resto da narrativa.

A Berê de Cidade de Deus: A Luta Não Para, por sua vez, é dona de um salão de beleza, que acaba experimentando este pesadelo do passado novamente. Seu atual companheiro acaba se envolvendo com o crime, o que coloca Berenice em uma posição difícil. Mas é a partir da morte trágica de seu grande amigo, o líder comunitário Barbantinho (Edson Oliveira), em uma troca de tiros entre polícia e o tráfico comandado por Bradock (Thiago Martins), que a personagem vê sua vida modificada definitivamente.

Acompanhamos no quinto episódio, Berenice sendo indicada pelos moradores da Cidade de Deus, para dar continuidade ao trabalho de Barbantinho. Segundo o Jornal O Globo, ela deverá se envolver com o mundo da política, se tonando uma vereadora que representará a favela, em uma trajetória ficcional inspirada em Marielle Franco (1979-2018). Mas, ao contrário do que houve com a vereadora na vida real, o final de Berenice em Cidade de Deus, felizmente, não será trágico.

“Recusei muitos trabalhos após Cidade de Deus”: Ambientada na favela da Maré, Amar é Para os Fortes é o mais novo trabalho da diretora Kátia Lund (Entrevista Exclusiva)

Cidade de Deus: A Luta Não Para, baseada na obra do escritor Paulo Lins, se desenrola a partir das memórias de Buscapé (Alexandre Rodrigues). A história volta às telas a partir do saída do jovem traficante Bradock (Thiago Martins) da prisão. Ele decide tentar recuperar o controle do morro das mãos do chefe Curió (Marcos Palmeira), colocando os moradores da Cidade de Deus no meio do fogo cruzado entre a milícia, o tráfico e as autoridades do Rio de Janeiro.

Inconformados com a situação, a comunidade se une para impedir que o pior aconteça. Buscapé, que já não mora mais na CDD, mas segue sendo querido pelos moradores, continua a registrar a realidade de lá com sua inseparável câmera.

A série conta com seis episódios, lançados semanalmente, na MAX e HBO. O último episódio da 1ª temporada tem estreia prevista para o dia 29 de setembro.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados
Já no Disney+!