Série antológica de Dahmer, Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais retrata mais um caso criminal surpreendente dos EUA.
Monstros é a série da Netflix sobre a qual todo mundo está falando no momento. Neste segundo volume, que se iniciou com Dahmer: Um Canibal Americano, os produtores Ryan Murphy e Ian Brennan abordam um novo caso escandaloso: o assassinato de José e Kitty Menendez, cometido por seus dois filhos, Erik e Lyle Menendez, no final dos anos 1980.
Assim como a primeira temporada se tornou a minissérie de maior sucesso da Netflix em 2022, os novos episódios parecem seguir um caminho semelhante, mas nem todos estão gostando do conteúdo da gigante do streaming. Pelo menos essa é a posição de Erik Menendez.
Qual é o enredo de Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais?
A minissérie narra a história real dos irmãos Lyle e Erik Menendez, que assassinaram seus pais na mansão da família em Beverly Hills. Os jovens usaram armas de fogo e, em seguida, ligaram para a emergência, fingindo ter encontrado os corpos. Durante a investigação, os irmãos alegaram legítima defesa, afirmando que sofreram anos de abuso físico e emocional. No entanto, a promotoria sustentou que o crime foi motivado pela ganância de herdar a fortuna dos pais.
Com este novo caso criminal, a dupla de roteiristas levanta uma questão crucial: quem é realmente o monstro neste caso? Ao longo da exibição, descobrimos que os dois jovens sofreram abusos e violência sexual por parte do pai durante mais de uma década. E, embora a mãe soubesse do abuso, ela não fez nada.
A verdadeira história por trás dos novos episódios de Monster na Netflix: Onde estão Lyle e Erik Menendez hoje?O episódio 5 da série, filmado em um único plano, mostra o caçula da família, interpretado por Cooper Koch, relatando durante 35 minutos os abusos sexuais que seu pai o fez sofrer e como seu irmão tentou fazer o mesmo com ele. Uma longa cena que marca um ponto de virada na série, sobretudo porque é seguida por um episódio contado sob a perspectiva do patriarca José Menendez, interpretado por Javier Bardem.
O que diz o verdadeiro Erik Menendez
Se Monstros consegue criar ambivalência no retrato dos personagens, isso não parece ser suficiente para os dois principais envolvidos. Foi de sua prisão em Richard J. Donovan, em Otay Mesa, que Erik manifestou sua insatisfação.
Numa carta publicada por sua esposa, Tammi, nas redes sociais (@TammiMenendez1) no dia seguinte ao lançamento da série, o mais velho da família se mostrou particularmente rancoroso contra a Netflix e Ryan Murphy pela forma como relataram seus traumas. Confira o texto:
“Eu acreditava que tínhamos superado as mentiras e as representações destrutivas do personagem Lyle, criando uma caricatura enraizada nas mentiras horríveis e flagrantes que abundam na série. Só posso acreditar que foram feitas intencionalmente. É com o coração pesado que digo isso: acredito que Ryan Murphy não pode ser tão ingênuo e impreciso sobre os fatos de nossas vidas para agir dessa forma sem má intenção.
É triste para mim saber que o retrato desonesto da Netflix das tragédias que envolvem o nosso crime fez a verdade retroceder vários passos – regressando a uma época em que a acusação construiu uma narrativa baseada na crença de que os homens não foram abusados sexualmente e que os homens vivenciam traumas relacionados ao estupro de maneira diferente das mulheres.
Essas mentiras horríveis foram desafiadas e expostas por inúmeras vítimas corajosas ao longo das últimas duas décadas. Elas superaram sua vergonha pessoal e falaram corajosamente. E agora Murphy molda sua narrativa horrível por meio de retratos vis e terríveis de Lyle e de mim, além de difamações desanimadoras. A verdade não é suficiente?
Deixem que a verdade seja a verdade. É desmoralizante saber que um homem com poder pode minar décadas de progresso no esclarecimento de traumas infantis. A violência nunca é uma resposta, nunca é uma solução, e sempre é trágica.
É por isso que espero que nunca nos esqueçamos de que o abuso infantil cria centenas de cenas de crimes silenciosas e horríveis, escuras e sombrias por trás do brilho e do glamour, raramente expostas até que a tragédia atinja todos os envolvidos. A todos que me apoiaram, obrigado do fundo do meu coração.”
Netflix na mira de novos processos?
Essa não seria a primeira vez que uma produção baseada em fatos reais da Netflix irrita as pessoas envolvidas nos casos. O sucesso premiado Bebê Rena pode ter sido um pote de ouro em visualizações e popularidade entre os assinantes, mas também deu uma enorme dor de cabeça para o setor jurídico da plataforma após a "Martha da vida real" processá-los.
Se Erik Menendez permanece evasivo sobre o que critica na série, uma coisa é certa: esta 2ª temporada de Monstros está causando uma grande reação nas redes sociais. Os assinantes discutem em particular sobre a culpa dos dois irmãos, e alguns chegam a exigir sua libertação após 30 anos atrás das grades.
Algo semelhante aconteceu durante a primeira temporada da série, com o personagem interpretado por Evan Peters. Uma série de polêmicas envolvendo os criadores repercutiu não só online, mas também entre os familiares das vítimas apresentadas na trama.
*Conteúdo Global AdoroCinema
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!