De onde realmente vêm os bebês orcs? A segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder concede a resposta – e irrita muitos fãs
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Os orcs em Os Anéis de Poder da Amazon Prime Video não são apenas pura maldade, mas também podem ser pais amorosos que não querem ir para a guerra. Atualmente, isso está causando muito entusiasmo em partes da internet. Com razão?

A origem dos orcs em O Senhor dos Anéis é um tema sobre o qual surpreendentemente pouco se sabe. Porque enquanto J.R.R. Tolkien elaborou quase todos os aspectos da Terra-média nos mínimos detalhes, também mudou de ideia várias vezes ao longo dos anos. É diferente com O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder: a série do Prime Video está comprometida com uma história de origem na segunda temporada – que, no entanto, nem todos os fãs de O Senhor dos Anéis estão entusiasmados. Mas primeiro o mais importante.

Prime Video: Após uma 1ª temporada decepcionante, esta série com orçamento de 500 milhões de dólares promete episódios mais espetaculares

Os orcs já foram elfos?

A história mais conhecida sobre a origem dos orcs é que eles já foram elfos torturados, mutilados e transformados em orcs pelos Lordes das Trevas, Morgoth e Sauron. Essa versão também é mencionada nos filmes de Peter Jackson, onde também vemos que Saruman (Christopher Lee) cria seu Uruk-hai (artificialmente?) em covas de terra.

Em Os Anéis de Poder já foi indicado na primeira temporada e agora novamente na segunda pelo personagem Adar (primeiro Joseph Mawle, agora Sam Hazeldine) que a história com os elfos que foram transformados em orcs poderia de alguma forma desempenhar um papel ali. Pois Adar é um elfo e não um orc, mas ele cuida dos orcs com tanto amor e paternidade quanto seu nome sugere ("Adar" significa "pai" no idioma élfico Sindarin).

Então Adar é possivelmente um dos elfos que já foram capturados e “convertidos” por Morgoth e Sauron? As cicatrizes em seu rosto e o ódio que ele sente por Sauron falam por isso. Não é à toa que os orcs matam o Lorde das Trevas na cena de abertura da segunda temporada – pelo menos é o que eles pensam.

Mulheres Orc e bebês Orc

Mas não é isso que está causando a empolgação atual, mas sim outra cena da segunda temporada: é mostrado no terceiro episódio que os orcs, assim como os elfos, anões e humanos, são criaturas que se reproduzem naturalmente de maneira experimentada e testada. Aqui vemos que o orc Glüg (Robert Strange) e uma mulher orc sem nome têm um bebê orc juntos - e aparentemente são pais bastante amorosos.

No entanto, isso é exatamente o que alguns fãs de Tolkien veem como uma clara ruptura com o cânone, e às vezes até como uma afronta ao autor pessoalmente, como atestam inúmeras postagens nas redes sociais e vídeos no YouTube. Mas será que esta crítica é justificada?

O que está claro é que Tolkien via os orcs como a personificação do maléfico (e possivelmente também do horror da guerra, embora o autor sempre se opusesse às interpretações biográficas e alegóricas de suas obras) e não como seres que poderiam fazer tanto o bem quanto o mal - assim também as pessoas. E os orcs e duendes nos filmes O Hobbit e O Senhor dos Anéis são retratados de uma forma unidimensional semelhante.

Nem A Sociedade do Anel, nem O Hobbit: Esse é o melhor filme de O Senhor dos Anéis segundo os leitores do AdoroCinema

Os Anéis de Poder é uma adaptação!

Mas também está claro que os responsáveis por trás de Os Anéis de Poder pensaram em algo diferente para sua adaptação e é importante para eles não mostrar ou rotular os orcs como os fantoches do mal sem alma e/ou estúpidos que Tolkien os retratou às vezes. Isso já ficou evidente na primeira temporada, na cena em que Adar capturado discute com Galadriel (Morfydd Clark) sobre se os orcs têm direito à vida.

O fato de agora vermos pais orcs amorosos com um bebê orc na segunda temporada é apenas uma continuação desse tema. E mesmo que essa interpretação dos orcs não possa ser encontrada nas obras de Tolkien, a série é uma adaptação e num meio diferente, ao qual se aplicam diferentes regras narrativas. E isso também pode significar dar um pouco mais de substância aos (supostos) vilões da história, como é o caso de Sauron na produção.

Além disso, a série evita o desenho em preto e branco das obras de Tolkien, que às vezes é lido criticamente hoje e mais uma vez se mostra como uma adaptação conscientemente contemporânea. Desde que, não permaneça apenas nessa discussão superficial, mas que o tema dos orcs e seu direito à vida também seja retomado e aprofundado em episódios e temporadas posteriores.

E você sabe por que Adar e Sauron parecem tão diferentes em O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder?

E além da nova temporada de Os Anéis de Poder, o AdoroCinema te indica 11 séries novas para maratonar.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados