Climão nos bastidores e cenas de tirar o fôlego fizeram parte dessa obra.
A novela Cara & Coroa, de Antônio Calmon, está de volta! Após quase três décadas longe das telinhas, o clássico de 1995 chegou ao canal Viva nesta segunda-feira (9), com exibição de segunda a sábado, às 13h. Enquanto muitos acompanham a trama envolvente de amor e vingança, os intensos conflitos nos bastidores, que em alguns casos impactaram diretamente o rumo da história, não passam despercebidos. Relembre a seguir:
Fim trágico para a personagem de Maitê Proença
Um dos episódios mais comentados por trás das câmeras envolve a atriz Maitê Proença, que interpretava a vilã Heloísa, e o diretor da novela, Wolf Maya. Após uma série de desentendimentos entre os dois – como apontam rumores fortíssimos! –, a personagem de Maitê acabou tendo um destino abrupto e inesperado: uma queda fatal de um penhasco, encerrando sua participação antes do previsto. Eita!
Segundo Miguel Falabella, que dava vida ao antagonista da trama, Mauro Prates, nem mesmo Proença estava preparada para a sua saída prematura do folhetim. Em depoimento ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia (Editora Globo), Falabella relembrou o momento em que a atriz o avisou sobre a cena fatídica.
"Um dia, Maitê Proença me ligou e perguntou se eu já tinha lido o bloco novo. Eu respondi que não, e ela falou: 'O capítulo 49 termina numa cena em que aparecemos eu, você e a Christiane Torloni no alto de um penhasco. A Christiane é a protagonista, você é o antagonista. Eu acho que vou cair desse penhasco'", disse o artista. E foi exatamente o que aconteceu!
Saída inesperada da personagem de Maitê Proença mudou rumo da história
A personagem realmente encontrou seu fim em uma luta corporal à beira de um penhasco, com Mauro tentando impedir Heloísa de matar Fernanda (Christiane Torloni). Um detalhe triste é que o desfecho dramático também teve reflexos na vida real, já que a dublê de Maitê sofreu um acidente de verdade durante a gravação da cena, caindo no mar e se machucando, o que a afastou das filmagens por semanas até sua recuperação.
Essa despedida precoce mexeu com a dinâmica da novela e, de acordo com Falabella, afetou diretamente seu personagem. “A saída da Maitê foi frustrante, porque ela interpretava a minha mulher, e eu fiquei sem rumo na novela”, confessou, deixando claro também que a colega de profissão ficou "revoltada e com razão".
Qual é o enredo de Cara & Coroa?
Fernanda (Torloni) abandona o noivo Rubinho (Luis Melo) no altar e se casa com Miguel (Victor Fasano), mas logo o troca pelo irmão dele, Mauro (Falabella). Após descobrir que Mauro tem um caso com Heloísa (Proença), a morena tenta matá-lo, mas acaba matando outra pessoa e é condenada a 13 anos de prisão.
Enquanto isso, Vitória (também interpretada por Torloni), uma mulher criada em um orfanato e injustamente presa por um crime que não cometeu, cruza com Fernanda na cadeia. Ao ver a semelhança física entre elas, os vilões Mauro e Heloísa elaboram um plano: substituir Fernanda por Vivi após a primeira sofrer um derrame, para roubar o dinheiro de sua família!
Protagonistas também não se gostavam
O ambiente de tensão não se limitou à briga entre Maitê e Wolf Maya. Nos bastidores, Christiane Torloni e Victor Fasano, que formavam o par romântico principal da novela, também enfrentaram uma relação conturbada fora das telas. Apesar de darem vida ao casal apaixonado na frente das câmeras, os dois não se falavam nos bastidores.
"Já fiz uma novela em que estava brigado com a atriz. A gente não se falava, chegava no estúdio e ninguém cumprimentava ninguém. Mas, quando diziam 'gravando', eu falava 'eu te amo' e a beijava. Era a Christiane Torloni. Hoje somos amigos", contou o próprio Fasano no programa Sensacional, em 2019. Só climão bom, hein...
Novela marcou estreia de grandes atores
Mas nem só de atritos viveu Cara & Coroa. A novela marcou momentos importantes para diversos atores. Luís Mello, por exemplo, fez sua estreia na TV Globo, sendo considerado uma das revelações masculinas da teledramaturgia da época.
Além dele, Heitor Martinez, Juliana Baroni e João Velho, filho da atriz Cissa Guimarães, também começaram ali! A trama ainda trouxe de volta a atriz Lúcia Veríssimo, querida do público, que estava afastada das novelas desde Despedida de Solteiro (1992).
Para quem sente saudades das emoções dos anos 90 ou nunca teve a chance de assistir, a hora é agora! Ligue no VIVA ou mesmo no Globoplay + canais para acompanhar as cenas de tirar o fôlego - agora sabendo dos bastidores igualmente intensos!