Um olhar sobre uma figura importante dos Estados Unidos.
Atualmente vivemos um momento em que as minisséries são histórias fechadas até que se prove o contrário (ou seja, que de repente faça sucesso e a plataforma queira aproveitá-lo). Anteriormente, ficava claro que essas produções eram eventos únicos, uma ocasião pontual para abordar uma história que merece mais do que um filme, mas com um final determinado.
Era fácil comprovar isso com algumas das antigas produções da HBO, como o drama histórico John Adams. Na época, uma minissérie aclamadíssima onde se apreciava a ambição de um diretor como Tom Hooper, com um impressionante protagonista como Paul Giamatti. Seus sete episódios podem ser encontrados no streaming através da Max.
Aqui acompanhamos os primeiros cinquenta anos dos Estados Unidos, fazendo um repasso da vida adulta de John Adams desde sua etapa como delegado por Massachusetts no Congresso Continental até seu papel como Presidente dos Estados Unidos da América de 1797 a 1801. Uma revisão tanto da evolução política americana quanto da vida pessoal do presidente, incluindo os altos e baixos que ele teve que enfrentar como líder do que se tornaria uma das nações mais poderosas do mundo.
É mostrada a formação dos diferentes estados da América, a assinatura da Declaração de Independência e os problemas que a nova nação teve que enfrentar. Finalmente, a minissérie recria os anos de mandato presidencial do protagonista até sua aposentadoria final. Ao longo da série aparecerão personagens fundamentais na história dos Estados Unidos, como Benjamin Franklin, George Washington, Thomas Jefferson ou John Dickinson.
John Adams: uma produção premiada
Ter Tom Hanks como produtor, já tendo uma relação prévia com a HBO que resultou em sucessos como Irmãos de Guerra, facilitou poder fazer este relato expansivo que cobre várias décadas da história americana e exigiu filmagens em várias locações-chave. Contou com uma produção típica de uma grande biografia que costuma cativar os Oscars (veja O Discurso do Rei, o projeto seguinte de Hooper).
Mas é realmente Giamatti a âncora e a alma deste projeto de minissérie, oferecendo todas as facetas da figura histórica e também dando-lhe certa vitalidade. Segui-lo ao longo dos capítulos e dos diferentes conflitos se torna argumento suficiente a favor desta minissérie que arrasou na época em prêmios como os Emmy.
Você pode assistir John Adams na Max.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!