Nem Glória Pires, nem Ana Rosa: A atriz que mais fez novelas no Brasil é outra artista querida pelo público
Luiz Eugênio de Castro
-Redator
Um jornalista apaixonado por novelas e TV desde muito pequenininho. Fã de carteirinha de realities e vilãs icônicas!

Com mais de 65 papéis na teledramaturgia brasileira, veterana se tornou a recordista de novelas no país.

Ela cravou seu nome em grandes obras da teledramaturgia brasileira. Além de arrasar nas telinhas, também encantou o público em peças de teatro, dublagens de personagens e nas telonas. Há mais de 80 anos na ativa, essa estrela continua a inspirar outros artistas e foi homenageada na Globoplay em março deste ano. Já sabe de quem estamos falando? Isso mesmo, da icônica Laura Cardoso. Aos 96 anos, ela é a atriz que mais fez novelas no país!

Laura Cardoso fez mais de 65 novelas desde o início de sua carreira

Embora Ana Rosa tenha mantido o título por anos e até entrado no Guinness Book em 1997 com suas 63 novelas, Laura foi ainda mais longe, participando de mais de 65 produções televisivas. A última novela de Rosa foi em 2016, quando interpretou Zuleika Pessoa em A Lei do Amor. Já Cardoso teve papéis de destaque em Sol Nascente (2016), O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019). Duas lendas vivas!

Laura Cardoso começou a sua carreira como atriz em 1942, aos 15 anos, fazendo radionovelas na Rádio Cosmos. O que pouca gente sabe é que seu nome de batismo é Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni e, na ocasião, não foi visto com bons olhos pelos radialistas. Foi então que ela decidiu simplificá-lo, muito antes de sonhar em entrar para a história!

Pioneira na televisão, Laura estreou na recém-inaugurada TV Tupi no teleteatro Tribunal do Coração (1952) e, posteriormente, participou de outras novelas da emissora. Ao longo das décadas, também atuou em produções da Band e da Record, até chegar à TV Globo em 1981, já consagrada. Na ocasião, interpretou Dona Alda, uma mulher dedicada à casa, aos filhos e ao marido, na novela Brilhante, protagonizada por Vera Fischer.

Recordista de novelas já trabalhou por seis anos consecutivos

Depois, Cardoso emendou três novelas do grande amigo Walther Negrão: Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983), Livre para Voar (1984) e Fera Radical (1988). "Eu sou amiga e colega do Walther desde o tempo da Tupi. Eu sou pupila do Negrão", disse ela ao Memória Globo, orgulhosa de trabalhar com o autor.

Dali em diante, não parou mais (como se antes, tivesse parado...)! De 1990 até 1996, por exemplo, ela encarou uma obra atrás da outra, sem cansar. Neste período, atuou em clássicos novelões lembrados até hoje como Rainha da Sucata (1990), Mulheres de Areia (1993), A Viagem (1994) e Explode Coração (1995).

No ano passado, em uma entrevista ao Gshow, Laura revelou que não tem um personagem preferido, afirmando que todos foram fundamentais para a construção de sua carreira: "Todos os meus personagens são muito importantes, eu nunca destaquei uma novela mais importante que a outra, um personagem melhor que o outro, não. Todos foram muito bons", disse a veterana.

Sempre foi muito importante para mim criar personagens que tivessem crédito junto ao público. Amei todos eles

Apaixonada até hoje pelo que fez e pelo que faz, Laura Cardoso conquistou ao longo de sua trajetória 42 prêmios, incluindo três Grande Otelo, quatro Prêmios APCA, dois Troféus Imprensa e dois Prêmios Shell. E não para por aí! Em 2006, a diva foi condecorada com a Ordem do Mérito Cultural, uma homenagem do governo brasileiro por seu trabalho no cinema, no teatro e na televisão. Ela merece tudo isso e muito mais!

Atriz continua na ativa e se prepara para novo curta

Ainda na ativa, Laura usa as redes sociais para se comunicar com seus tão queridos fãs! No Instagram, são mais de 1 milhão de pessoas querendo saber o que a eterna Dona Isaura ou a Carmem, de Chocolate com Pimenta (2003), está fazendo. Ela, claro, não deixa de dar atualizações de sua vida! Sempre com um sorriso no rosto, Laura costuma compartilhar mensagens carinhosas em vídeo, além de fotos fofíssimas!

Cine PE 2014: "Eu tenho muito amor pelo meu trabalho", diz Laura Cardoso

Sem pretensão de parar, a artista está atualmente no meio das gravações de Dona Rosinha, um novo curta dirigido por KK Araújo, que protagonizará ao lado de Bianca Rinaldi. A história gira em torno de uma mulher que, após a morte do companheiro, vê sua vida transformada com a chegada de Rosinha (Laura Cardoso). Baseada em fatos reais, a trama aborda temas como abandono e recomeço na vida dos idosos, e tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano nos festivais de cinema do país!

"A vida te ensina sempre. Acho que a maturidade te faz raciocinar. E é bom. É bom. Eu me sinto com 15 anos. Eu sou novinha. Se precisar dançar, eu danço, se precisar pular, eu pulo. Eu gosto da vida [...] Acho que eu estou deixando, na arte de representar, alguma coisa séria, honesta, boa. Gosto de representar até hoje. Amo representar", disparou Cardoso no especial do Globoplay. Maravilhosa! Que tenhamos muitos e muitos anos com ela!

facebook Tweet
Links relacionados