Tangamandápio existe de verdade? Há um detalhe curioso sobre a cidade do carteiro Jaiminho, de Chaves
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Jaiminho, o carteiro, é um dos personagens mais queridos de Chaves, vindo diretamente de Tangamandápio.

Chaves é um seriados mais queridos pelos brasileiros, um fenômeno desde que começou a ser transmitido pelo SBT nos anos 80. Diversos personagens conquistaram o coração dos fãs e um dos que marcava presença e rendia boas risadas era Jaiminho, o carteiro, com seus bordões "é que eu quero evitar a fadiga" e "eu sou tangamandapiano".

Quando aparecia nos episódios de Chaves, Jaiminho, interpretado por Raúl "Chato" Padilla, costumava mencionar que era de Tangamandápio. Mas o lugar realmente existe?

Tangamandápio existe de verdade?

Sim, Tangamandápio não foi criada para Chaves, ela existe de verdade! É uma pequena cidade no noroeste do estado de Michoacán, no México, com mais de 10 mil habitantes.

Em 25 de julho de 2012, foi inaugurada uma estátua de Jaiminho no centro da cidade, como uma homenagem ao personagem de Chaves e a fama que ele trouxe para Tangamandápio. "Em memória de Jaiminho, o carteiro, a quem o povo de Tangamandápio presta homenagem por ter feito nossa cidade ser conhecida em nível internacional".

Infelizmente, Raúl "Chato" Padilla não teve a oportunidade de ver essa homenagem em vida. Ele morreu em 1994. Veja como é a estátua de Jaiminho em Tangamandápio:

Chaves é um menino órfão de oito anos que vive criando atrapalhadas com alguns moradores, como Seu Magruda, Dona Florinda, Dona Clotilde e até com o dono da vila, Senhor Barriga. Ele também apronta com seus amigos, também da vila, Quico e Chiquinha. Chaves e seus amigos estudam juntos na escola, e tem aulas com o Professor Girafales, que é namorado da mãe de Quico, a Dona Florinda, e está sempre indo à vila para visitá-la e caindo nas encrencas de Chaves e seus amigos. O seu Magruda, pai de Chiquinha, é um homem descansado que vive fugindo do Senhor Barriga para não ter que pagar o aluguel. Dona Clotilde, apelidada de A Bruxa do 71, coloca medo nas crianças pelas histórias inventadas por eles de que ela seria uma bruxa, e também é apaixonada por Seu Madruga. Chaves mora num barril, mas segundo ele é apenas um esconderijo.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados