O nome realmente lhe caiu bem... Você consegue se lembrar desses Chicos de novelas diferentes?
Chico, se tu me quiseres, sou dessas... ops, sou desses atores de se apaixonar! Você provavelmente não percebeu, mas um veterano da TV Globo foi "atraído" pelo nome no título da canção romântica de Luísa Sonza não uma, mas seis vezes! Pois é, ele assumiu essa "persona" em diversas obras da teledramaturgia – e de autores diferentes, viu? E o AdoroCinema está aqui para te contar essa curiosidade...
O ator Tonico Pereira participou de mais de 50 produções na Globo, entre novelas, minisséries, seriados e humorísticos. Curiosamente, em seis delas, interpretou um Chico: Gabriela, Fera Ferida, O Fim do Mundo, O Amor Está no Ar, Porto dos Milagres e A Dona do Pedaço.
Esse feito supera outros atores que também têm repetecos de nomes de personagem no currículo, como Tony Ramos, que já foi Antônio (seu nome de batismo) em cinco ocasiões.
Abaixo, relembre todos os Chicos de Tonico Pereira, que está atualmente no ar na novela das sete, Volta por Cima. Embora não se chame Chico desta vez, ele interpreta Seu Moreira, que tem um filho chamado Chico, vivido por Amaury Lorenzo!
Chico Moleza - Gabriela (1975)
O artista, que começou nos teatros – como grande parte dos melhores atores brasileiros! – se destacou e foi convidado para participar de obras da TV, como O Espigão (1974) e O Grito (1975), além da primeira versão de Gabriela, quando interpretou o primeiro Chico.
Na novela baseada na obra de Jorge Amado, Tonico, então com 26 anos, interpretou um funcionário do bar Vesúvio e filho de Arminda (Thelma Reston), uma viúva, espírita e parteira afamada. Apesar de responsável, Chico Moleza não via a hora de estar com uma das mulheres do Bataclã. No remake de 2015, o personagem foi interpretado por Renan Ribeiro.
Nem Tony Ramos, nem Thiago Fragoso: O primeiro nu masculino na TV brasileira aconteceu há quase 50 anosChico da Tirana - Fera Ferida (1993)
Quase 20 anos depois, Pereira voltou a encarnar o mesmo nome (e no mesmo local de trabalho!) em Fera Ferida. Desta vez, como o fofoqueiro e bondoso Chico da Tirana, dono do bar e bazar Sonho Dourado. De funcionário para proprietário do estabelecimento, hein?
Na trama, ele sabia de tudo o que acontecia. Afinal de contas, seu bar ficava bem em frente à praça, em um ponto estratégico, onde ele podia acompanhar a vida dos poderosos da cidade. Casado há muitos anos com dona Maria dos Remédios (Luiza Tomé), Chico é assassinado na história, mas permanece na novela como um espírito! Gente!?
Chico Veloso - O Fim do Mundo (1996)
Três anos após Fera Ferida, Tonico Pereira interpretou mais um fofoqueiro! Na novela de Dias Gomes, O Fim do Mundo, Chico Veloso era jornalista da Tribuna e vivia cansado do trabalho de repórter. Ainda assim, ele tinha energia de sobra para descobrir tudo o que acontecia em Tabacópolis, a fictícia cidade no interior da Bahia com vocação para o turismo.
Em certo ponto da trama, o vidente Joãozinho de Dagmar (Paulo Betti) prevê o fim do mundo, mergulhando a cidade em caos, com fenômenos inexplicáveis acontecendo. Diante da situação, os moradores veem uma oportunidade de extravasar seus desejos e aproveitar os últimos momentos. É então que Chico Veloso decide se vestir de mulher.
Chico - O Amor Está no Ar (1997)
Apenas um ano depois de O Fim do Mundo, Tonico retornou às novelas para interpretar seu quarto Chico, em O Amor Está no Ar. Sem sobrenome, o personagem não tinha um enredo muito profundo, sendo resumido apenas ao mecânico da cidade cidade de Ouro Velho, na Paraíba. Ele contracenava com Nicette Bruno e Betty Lago... nomes de peso!
100% dos telespectadores ligados na TV: Capítulo histórico de novela foi o mais assistido há 52 anos e nenhum programa ainda superouChico Vieira - Porto dos Milagres (2001)
Já no começo dos anos 2000, em Porto dos Milagres, novela de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, Pereira teve grande destaque com o personagem Francisco (Chico) Vieira. Na trama, ele era um mestre de bordo respeitado, fascinado pelo mar, que, em certo momento, começa a perder a visão devido à exposição constante às águas salgadas.
Marido de Rita (Joana Fomm), pai de Luíza (Bárbara Borges) e tio de Guma (Marcos Palmeira), o protagonista, ele criou o sobrinho como se fosse um filho. Quando o rapaz fica apaixonado por Lívia (Flávia Alessandra), ele se opõe à união, pois acredita que Guma é um homem prometido a Iemanjá.
Chico - A Dona do Pedaço (2019)
Dezoito anos depois, o ator deu vida a seu último Chico até então, na novela das nove A Dona do Pedaço, de Walcyr Carrasco. O personagem era descrito como mulherengo e picareta, fazendo parte do núcleo de moradores de ocupação que acolheram Maria da Paz (Juliana Paes) no começo da trama.
Sem noção e bem-humorado, o marido de Cornélia (Betty Faria) tinha a autoconfiança de quem acredita ser o homem mais lindo do mundo e era mestre em dar conselhos equivocados!