Nicette Bruno e Neusa Maria Franco são alguns dos nomes que já se foram e marcaram a obra de Walcyr Carrasco.
Há 19 anos, um dos maiores sucessos de Walcyr Carrasco chegava à TV Globo: Alma Gêmea. Até hoje, em sua segunda exibição no Vale a Pena Ver de Novo, a novela com temática espírita continua sendo um fenômeno de audiência, conquistando fãs com seus personagens inesquecíveis e memes icônicos. Do elenco da obra, 7 atores já nos deixaram, mas suas memórias continuam vivas... Relembre quem são:
Nicette Bruno - Ofélia
Icônica veterana da TV Globo, Nicette Bruno interpretou Ofélia, matriarca da família Santini, que vivia "em pé de guerra" com o genro Oswaldo (Fulvio Stefanni) e venerava a filha, Divina (Neusa Maria Faro). Típica sogra rabugenta, ela adorava se intrometer nos assuntos do casal! A estrela que eternizou o papel faleceu em 2020, aos 87 anos, vítima de complicações da Covid-19.
Neusa Maria Faro - Divina
Mais um grande nome da teledramaturgia brasileira, Neusa Maria Faro marcou a novela com o bordão "Oswaldo, não fala assim com a mamãe". Infelizmente, a atriz nos deixou no ano passado, aos 78 anos, depois de sofrer complicações de uma trombose. Na obra, ela vivia na pele da divertida Divina, que estava sempre apartando brigas do marido com a mãe.
Luís Gustavo - Romeu
Luís Gustavo fez uma participação especial em Alma Gêmea como Romeu, o avô milionário de Roberval (Rodrigo Phavanello). Mais conhecido como Tatá no meio artístico, o saudoso ator foi um dos pioneiros da teledramaturgia brasileira. Ele faleceu em setembro de 2021, aos 87 anos, após uma batalha contra o câncer no intestino.
Umberto Magnani - Elias
Umberto José Magnani faleceu aos 75 anos em abril de 2016, durante as filmagens de Velho Chico, de Benedito Ruy Barbosa. Na ocasião, ele sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico. Em Alma Gêmea, o ator interpretou o sensível e espiritualizado Elias, que enfrentava diversas decepções com a filha Kátia (Rita Guedes).
Lady Francisco - Generosa
Em Alma Gêmea, Lady Francisco interpretou a fofoqueira Generosa, dona da principal sorveteria da cidade fictícia da novela. Em 25 de maio de 2019, a atriz morreu aos 84 anos, por falência múltipla de orgãos, decorrente de um transtorno vascular agudo dos intestinos.
Hilda Rebello - Filó
Hilda Rebello, mãe do diretor Jorge Fernando, interpretou Filó em Alma Gêmea, uma das funcionárias de Rafael (Eduardo Moscovis). Em dezembro de 2019, ela faleceu aos 95 anos, vítima de complicações de uma infecção respiratória. Na ocasião, seu filho havia morrido dois meses antes.
Ankito - Falecido
Ankito, nome artístico de Anchizes Pinto, interpretou Falecido, o marido de Ofélia, dado como morto e que entrou na reta final da novela. O ator, que era filho do palhaço Faísca (1898-1936) e da atriz circense Thomasina Pinto, faleceu em março de 2009. Aos 85 anos, ele nos deixou em decorrência de um câncer no pulmão.
Jorge Fernando (Diretor de Alma Gêmea)
Além desses atores e atrizes que abrilhantaram a obra de Benedito Ruy Barbosa, o diretor artístico da novela, Jorge Fernando, também já faleceu e deixou muitas saudades. Aos 64 anos, o parceiro profissional de Walcyr Carrasco - os dois trabalharam juntos em três produções - faleceu em 2019, vítima de uma parada cardíaca.
Além da reprise no Vale a Pena Ver de Novo, você pode conferir os capítulos da clássica novela das 18h no Globoplay!