Série da Netflix traz versão enigmática de Sherlock. Mas no cinema e na TV, o personagem já foi chinês, soviético, já foi congelado, já foi cachorro e já encontrou o Batman.
*Matéria original de 13/10/2015, atualizada em 01/04/2021.
Estreou na Netflix mais uma história com Sherlock Holmes! Depois do sucesso de Enola Holmes, o serviço de streaming aposta em Os Irregulares de Baker Street, série de suspense histórico inspirada na obra de Arthur Conan Doyle com um grupo de jovens como protagonistas.
Sherlock Holmes e outros personagens que nunca existiram na vida realO AdoroCinema decidiu relembrar as versões mais famosas (e mais bizarras!) do investigador no cinema e na televisão. Você sabia que Sherlock já foi soviético, já foi congelado, já encontrou o Batman? Descubra a seguir!
Os Irregulares de Baker Street trabalhando para Sherlock
Os Irregulares de Baker Street até traz Sherlock Holmes, mas ele não é o protagonista. A produção segue um grupo de jovens marginalizados que soluciona crimes sobrenaturais em nome do sinistro Dr. John Watson (Royce Pierreson) e seu enigmático parceiro, Sherlock Holmes (Henry Lloyd-Hughes).
Desta vez, o icônico detetive é descrito como uma figura enigmática, que todos acreditam estar morto. Claro que ele está vivíssimo, apesar de viciado em drogas, e trabalha secretamente com Watson para resolver mistérios.
Enola Holmes e Sherlock de Henry Cavill
Outra produção da Netflix com Sherlock que não é focada nele. Enola Holmes traz Millie Bobby Brown no papel da irmã caçula do renomado detetive, Enola Holmes. Quando sua mãe desaparece, a menina inicia uma investigação para descobrir o paradeiro dela, ao mesmo tempo em que precisa ir contra os desejos de seu irmão, Mycroft (Sam Claflin), que quer mandá-la para um colégio interno só de meninas. Nesta iteração, Sherlock é interpretado pelo Superman Henry Cavill. Leia a nossa crítica.
Enola Holmes e outras produções que quebram a quarta paredeSherlock Holmes de Robert Downey Jr.
Se Abraham Lincoln, João e Maria e até Bob Esponja já se tornaram super-heróis no cinema, por que não Sherlock Holmes? A franquia bilionária do diretor Guy Ritchie, composta por Sherlock Holmes (2009) e Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras (2012) apostou todas as suas fichas no carisma de Robert Downey Jr., nas trapalhadas junto de Watson (Jude Law) e na quantidade absurda de cenas de ação e efeitos especiais.
O resultado deu certo: em termos de arrecadação, essa é de longe a versão mais lucrativa do personagem nos cinemas. O tão prometido terceiro filme da franquia já está confirmado e previsto para este ano, apesar de ainda não ter começado a produção. Leia a crítica do segundo longa-metragem.
Robert Downey Jr. diz que se identifica com Tony Stark e reflete sobre o sucesso de Homem de Ferro e da MarvelSr. Sherlock Holmes de Ian McKellen
Aos 76 anos de idade, Ian McKellen interpreta em Sr. Sherlock Holmes (2015) um detetive de mais de 90 anos, com problemas de saúde e aposentado. Ele vive na casa de uma mulher viúva (Laura Linney), onde torna-se amigo de um jovem garoto. Mas Sherlock é obrigado a retornar ao trabalho para resolver o único caso que permaneceu um mistério em toda a sua carreira.
O filme é agradável, de tom familiar, e mostra algo que raros fãs do detetive já viram: um interesse amoroso para o personagem. Leia a nossa crítica.