Spike Jonze dirigiu e roteirizou uma das obras mais marcantes da década de 2010.
Já se passaram 12 anos desde que Ela foi produzido, uma mistura de drama e ficção científica que aprofundou temas como amor, intimidade e interação humana com a tecnologia.
Escrito e dirigido por Spike Jonze, o filme acompanha Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), um homem solitário em processo de divórcio que forma um vínculo afetivo com Samantha (Scarlett Johansson), uma assistente virtual com base em inteligência artificial projetada para se adaptar e evoluir.
UM ROMANCE TECNOLÓGICO
Her (no original) percorre os relacionamentos passados e presentes de Theodore, destacando seu crescimento emocional e desafios. A interação do rapaz com Samantha provoca profundas mudanças em sua perspectiva, afetando amizades e também vida profissional. O filme retrata a relação dos dois com ternura e complexidade, captando tristezas e alegrias semelhantes às de qualquer relacionamento humano tradicional.
O longa-metragem estreou no Festival de Cinema de Nova York de 2013 e foi lançado no Brasil em fevereiro de 2014. Recebeu ampla aclamação da crítica, especialmente por seu roteiro inovador e pela atuação de Phoenix. Com uma bilheteria de 48 milhões de dólares, o filme faturou ainda o Oscar de Melhor Roteiro Original, sendo considerado um dos mais marcantes da década de 2010.
Apesar de não ser dito em momento algum da trama, há indícios de que ela seja ambientada no ano de 2025, visto que em determinado momento é possível ver uma série de fotos em uma tela de computador intitulada "Feliz 50º aniversário". A primeira imagem parece ter qualidade e roupas consistentes com meados dos anos 1970, o que indicaria que o longa se passa no máximo por volta de 2025.
Ao focar nessa temática tecnológica, Ela previu em muito nossa cultura atual, onde as inteligências artificiais têm se tornado uma ferramenta cada vez mais presente no cotidiano humano. Vale lembrar que, recentemente, Hollywood entrou em greve por conta das IA; e no ano passado Sam Altman, CEO da OpenAI, teve alguns problemas quando postou uma voz para a versão mais recente do Chat GPT que parecia muito semelhante à de Scarlett Johansson.
Estrelado ainda por Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde, Chris Pratt e Portia Doubleday, Ela está disponível para streaming no Prime Video - podendo você confirmar ou não se a produção dialoga fielmente com nossa realidade.
*Conteúdo Global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!