A Síndrome de Fregoli é uma condição onde o paciente é dominado por uma forte paranoia.
Em 2022, o cineasta Parker Finn lançou Sorria, um longa-metragem amplamente aterrorizante que adaptou para as grandes telas um curta-metragem que fez sucesso no YouTube. Na trama, o design extraordinário do demônio antagonista foi responsável por gelar a alma dos espectadores, apresentando uma premissa onde a entidade se disfarça como amigos e outros conhecidos de suas vítimas.
SMILE APRESENTA UM VILÃO PAUTADO PELA REALIDADE
Embora Sorria tenha um conceito que pode parecer extremamente fantasioso, muitos não sabem que, em parte, ele flerta com um distúrbio que tem raízes na realidade. A Síndrome de Fregoli é uma condição rara no qual a pessoa portadora acredita que diversos indivíduos são, na verdade, uma única pessoa disfarçada, podendo estar relacionada a uma lesão cerebral que gera sintomas de natureza paranoica.
Considerada uma das síndromes menos conhecidas pelo grande público, o paciente apresenta uma crença delirante na existência de um perseguidor que assume a aparência de pessoas conhecidas. A principal característica é a necessidade do paciente em enxergar através da aparência exterior, e como consequência, identificar a pessoa que creem estar perseguindo-o.
Qual é o melhor filme de terror já feito? O diretor de Sorria 2 tem a resposta: “Meu filme favorito de todos os tempos”Quem assistiu a Sorria percebeu que o longa apresenta uma narrativa de paranoia, onde a personagem de Sosie Bacon passa a enxergar uma entidade maligna nas pessoas à sua volta. Na trama, a interpretada pela atriz é uma médica psiquiatra que é amaldiçoada após uma paciente se matar em sua frente, jogando-a em um ciclo que já levou à dezenas de mortes.
Como a arte imita a vida - ou seria o contrário? -, a franquia Sorria não é a única em que os espectadores podem ver referências à Síndrome de Fregoli. Assinado por Charlie Kaufman e Duke Johnson em 2015, Anomalisa contou a história de um homem que percebe todos ao seu redor como idênticos. O cenário é situado em um hotel chamado The Fregoli, e adapta uma peça escrita por Kaufman sob o pseudônimo de Francis Fregoli.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!