“Cenas de ação como um parque de diversões”: O filme que queria imitar o sucesso de Top Gun no início dos anos 2000
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Não é segredo que a estratégia não funcionou. Um filme de guerra que caiu no esquecimento.

>

Tivemos que esperar mais de 30 anos pela sequência de Top Gun - Ases Indomáveis, o amado filme dirigido por Tony Scott e estrelado por Tom Cruise. Ela finalmente se tornou realidade em 2022 e sua recepção foi espetacular: Top Gun: Maverick arrecadou cerca de 1,5 bilhão de dólares nas bilheterias globais (a segunda maior bilheteria do ano, atrás apenas de Avatar: O Caminho da Água) e a recepção da crítica também foi absolutamente positiva.

No entanto, 20 anos antes, outro filme com potencial para replicar o sucesso do Top Gun original havia sido lançado, mas não conseguiu atingir seu objetivo: Atrás das Linhas Inimigas, o longa-metragem de estreia do diretor John Moore. Lançado em 2001 e estrelado por Owen Wilson, Gabriel Macht e Gene Hackman, o filme tem vários paralelos com o filme de Scott que não passam despercebidos.

Em Atrás das Linhas Inimigas, o piloto da Marinha Chris Burnett (Owen Wilson) e seu parceiro Michael Stackhouse (Gabriel Macht) são abatidos durante um voo de rotina sobre a antiga Iugoslávia. Chris aterrissa ileso no solo, mas Michael quebra a perna. Enquanto o piloto observa a área, um grupo de sérvios encontra o homem ferido e atira nele.

Chris, no entanto, permanece escondido e envia um pedido de socorro ao seu comandante, o almirante Reigart (Gene Hackman). No entanto, eles estão de mãos atadas por motivos políticos, pois uma ação militar atrapalharia as negociações em andamento para pacificar a área.

Sabendo que ninguém virá em seu auxílio, o protagonista começa uma luta pela sobrevivência. Ele precisa abrir caminho pelo território inimigo para chegar às regiões seguras sob controle da OTAN.

Na trilha da receita de sucesso de Top Gun

Enormes porta-aviões, helicópteros de ataque e jatos de alta velocidade adornam os primeiros minutos de Atrás das Linhas Inimigas. O fato do enredo ser inspirado, ainda que vagamente, em um incidente real da guerra da Bósnia em 1995 também desperta uma curiosidade especial, pois é uma promessa de autenticidade.

Os demais ingredientes da receita de sucesso são muito familiares do modelo de Top Gun: metade do arsenal militar é doada pelo Departamento de Defesa dos EUA, mas também a música de fundo é impressionante. Quanto às diferenças, o filme de guerra com Owen Wilson é muito mais patriótico e pertence mais ao gênero de guerra do que Top Gun, sendo mais cru em suas cenas.

Da mesma forma, eles não se assemelham se analisarmos seu sucesso. Embora Atrás das Linhas Inimigas tenha sido financeiramente lucrativo e tenha arrecadado o dobro do que custou, ele foi mal recebido pela crítica e hoje ninguém tem interesse especial em defendê-lo.

Na verdade, uma crítica do site SensaCine descreve: “Esse é um típico filme de Hollywood sem personalidade, que encadeia cenas de ação como se fosse uma atração de parque de diversões. O filme se resume ao espetáculo e nunca se preocupa em dar veracidade ou credibilidade à história”.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados