Certamente ninguém esperava que Costner fosse fã de apenas cerca de 10 faroestes.
É verdade que John Wayne e Clint Eastwood provavelmente sejam os primeiros nomes em que todos pensamos quando se trata de falar sobre faroeste, mas o certo é que Kevin Costner desempenhou um papel fundamental para ressuscitar os filmes de faroeste nos anos 90, graças ao enorme sucesso de Dança com Lobos. Desde então, ele participou de muitos títulos, tanto cinematográficos quanto televisivos desse gênero, mas o certo é que ele mesmo reconhece.
"Não sou fã da maioria dos faroestes"
Foi em uma entrevista concedida ao Good Morning America que Costner não teve problemas em dar sua opinião sincera sobre o cinema de faroeste. A surpresa foi enorme quando ele confessou que era fã de apenas um punhado de títulos, embora quisesse deixar claro o motivo pelo qual não se conecta com a maioria deles:
"Não sou fã da maioria dos faroestes, sou fã de uns 5 ou 10. Adoro a beleza, como mostra o país, mas não tolero a má linguagem, ou seja, o alfabetismo de um faroeste na televisão ou no cinema. Eu o detesto. Não gosto quando é estúpido porque há uma grande oportunidade, já que a base de um faroeste deveria ser realmente assustar você quando está sentado no escuro, assistindo algo, pensando 'isso poderia ter acontecido comigo'. E você não sabe o que teria feito..."
Seguindo essa linha, o antigo protagonista de Yellowstone, prossegue destacando que "a América era um lugar aberto e a violência era aleatória. E quando você realmente investe na escrita para transformar isso em um personagem... a aleatoriedade, pode ser realmente assustador estar lá fora por conta própria, ser um homem decente e se deparar com psicopatas".
Infelizmente, Costner não esclareceu quais são esses aproximadamente 10 faroestes dos quais ele é fã, então não podemos verificar até que ponto ele aplica isso de forma tão específica a esses longas-metragens. No entanto, quando cabe a ele fazer um faroeste, como o recente Horizon: An American Saga, ele tem muito claro o que deve ser potencializado:
"O faroeste tem que ser culto. Há muito chapéu preto, chapéu branco. É muita gente dizendo... não é a verdade, houve uma época vitoriana, as pessoas escreviam cartas bonitas, estão acostumadas à linguagem. O cowboy comum, sim, era tímido, havia uma economia da linguagem... há uma dança musical que sinto quando faço faroeste e o que me atrai não é o tiroteio. Me atrai como as pessoas falam entre si".
Não posso dizer que ele não tem razão, mas sua visão do gênero talvez seja um pouco estreita, o que vocês acham?
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