Mais de duas décadas após o primeiro lançamento, a equipe original retorna para contar o novo capítulo deste mundo pós-apocalíptico.
"Esta é a arte perdida de fazer um trailer. Perfeição". Este comentário é um dos milhares deixados pelos usuários do YouTube após assistirem ao primeiro teaser de Extermínio: A Evolução (28 Years Later, no idioma original) . O filme marca o retorno da melhor saga de zumbis do cinema, iniciada por Danny Boyle e Alex Garland há 21 anos com Extermínio (2003). O novo capítulo deste mundo pós-apocalíptico chega aos cinemas em 19 de junho de 2025 e, se o filme for tão bom quanto seu trailer, já estamos diante de um dos grandes títulos do próximo ano.
Ambientado quase três décadas após o vírus da raiva escapar de um laboratório de armas biológicas, os humanos encontraram formas de existir entre os infectados. Em uma ilha cuja única conexão com o resto do continente é uma estrada fortemente defendida, vive um grupo de sobreviventes. Quando um de seus membros abandona a comunidade e adentra o continente, descobre que não só o vírus mudou, mas também os outros humanos.
Aaron Taylor-Johnson e Alfie Williams são os protagonistas do trailer, armados com arcos e flechas. Em sua aventura, encontram o personagem de Jodie Comer, que segura um bebê nos braços. Um Ralph Fiennes ensanguentado também aparece no teaser. Além de suas imagens, o trailer é hipnótico pela combinação do visual com a narração. O que se ouve é o ator Taylor Holmes recitando o poema "Boots" de Rudyard Kipling.
Publicado na coleção "As Cinco Nações", este poema reflete os tristes pensamentos de um soldado do exército britânico obrigado a marchar na África do Sul durante a Segunda Guerra dos Bôeres, iniciada em 1899. Algumas das frases e palavras mais repetidas no poema são: "Boots—boots—boots—boots—movin' up and down again!", cuja tradução para o português é "Botas, botas, botas, botas, subindo e descendo de novo!". Também "There's no discharge in the war!", que poderia ser traduzido como "Não há descanso na guerra!".
Os reencontros da saga
Boyle, que dirigiu Extermínio mas passou o bastão para Juan Carlos Fresnadillo na sequência Extermínio 2, volta a se posicionar atrás das câmeras. Garland, que escreveu o roteiro do primeiro filme - o roteiro da sequência foi feito por Fresnadillo e Rowan Joffe - também retorna. Há mais um reencontro: o de Cillian Murphy, que protagonizou o primeiro filme e volta nesta nova produção. Tanto Extermínio quanto Extermínio 2 têm uma grande pontuação da crítica. O primeiro filme tem uma nota de 87% da imprensa especializada no Rotten Tomatoes. A sequência, 72%.
Ainda falta meio ano para ver o resultado final do filme, mas o trailer já conquistou muitos indecisos. "Que sentimento é esse? Quase me esqueci... de me emocionar com o quão bem um filme parece?", diz um usuário do YouTube. Talvez o comentário que melhor resuma o grande trabalho conseguido com o teaser seja esta reação: "Não consigo tirar esse poema da minha cabeça! 'Boots—boots—boots—boots—movin' up and down again!'. Isso é combustível para pesadelos!".
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!