O melhor filme de vampiros? É por isto que todo fã de terror precisa ver Nosferatu!
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Diretor visionário, elenco de grandes estrelas, imagens magníficas - e a épica história de vampiros!

>

O clássico Nosferatu de F.W. Murnau é, certamente, o filme de vampiro mais referenciado de todos os tempos. Agora, o remake dirigido pelo visionário Robert Eggers está finalmente chegando aos cinemas!

A maioria das pessoas provavelmente já ouviu o título Nosferatu antes - mas, claro, nem todo mundo viu o filme. Felizmente, não é preciso ter visto o original para curtir a nova versão. De todo modo, não custa nada conhecer um pouco mais sobre a obra original.

Uma obra-prima que quase se perdeu para sempre!

Para criar o roteiro do clássico, Henrik Galeen obviamente se inspirou no Drácula de Bram Stoker, de 1897. Por isso, após o sucesso mundial do filme, houve um processo de direitos autorais que fez com que todas as cópias da obra fossem destruídas. Felizmente, algumas sobreviveram - caso contrário, teria sido uma das perdas mais dolorosas da história do cinema!

Afinal, quase ninguém tem dúvidas de que o Conde Orlok, interpretado por Max Schreck, está entre os personagens mais assustadores de todos os tempos! O especialista em cinema Lars Penning chegou até a apresentar a teoria de que o terror de Hollywood da década de 1930 jamais teria sido criado sem que obras-primas do cinema mudo alemão - como Nosferatu, O Gabinete do Doutor Caligari e O Golem - tivessem preparado o terreno.

A genialidade visual de Robert Eggers

Sim, o desempenho de Schreck é absolutamente inconfundível, mas a razão central pela qual Nosferatu sobreviveu mais de 100 anos sem perder sua força são suas imagens incrivelmente atmosféricas. Na verdade, você está constantemente se perguntando como diabos Murnau conseguiu fazer tudo sem a ajuda da computação gráfica.

E com o novo Nosferatu não é diferente: apesar de alguns efeitos aqui e ali, a fotografia da versão de Robert Eggers continua de tirar o fôlego. Logo, não é de se admirar que o cinegrafista regular do diretor, Jarin Blaschke, seja considerado um dos favoritos para os prêmios de cinema mais importantes, incluindo o Oscar 2025.

Acima de tudo, Eggers enfatiza com muito mais força o nível psicossexual da possessão vampírica. Lily-Rose Depp e Bill Skarsgård em particular realmente dão tudo de si - mas você tem que ver por si mesmo para acreditar: o novo Nosferatu chega aos cinemas brasileiros em 2 de janeiro de 2025!

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados