O diretor não entende o fracasso de suas primeiras obras - então culpa o público… e o marketing.
Embora tenha entrado para a história do cinema como uma obra-prima da ficção científica, na época Blade Runner não conseguiu alcançar o público e afundou nas bilheterias. Os motivos são muitos, mas costuma-se apontar a supersaturação da ficção científica naquela época (foi lançada muito próximo de E.T., O Enigma de Outro Mundo ou Jornada nas Estrelas II, entre outros). Ridley Scott, porém, tem uma opinião diferente.
Como ele afirmou no podcast Director's Cut, os estúdios não entenderam seus primeiros quatro filmes (ou seja, Os Duelistas, Alien, o 8º Passageiro, Blade Runner e A Lenda) e as táticas de marketing foram ruins, o que levou a o público a ignorar todos eles -exceto aquele sobre os xenomorfos: “Só há um filme que deu certo desses, mas são quatro primeiros filmes muito bons."
Aliás, destaca-se a famosa crítica de Pauline Kael sobre Blade Runner, na qual ela afirmou que o filme "não tem nada a dar ao público, nem um segundo de pena de Sebastian. Não foi bem pensado em termos humanos. Se alguém vier com um teste para detectar humanoides, talvez Ridley Scott e seu pessoal devessem se esconder." Scott comenta que isso é um indicativo de como os críticos e o público estavam errados sobre os primeiros filmes.
"Para mim é quase espionagem industrial, porque você destrói um produto antes que ele seja lançado. Eram bons filmes, então tanto o público quanto o marketing estavam profundamente errados. Mas não estou ressentido. Estou muito feliz onde estou. É a melhor atitude que se pode ter, basta amar todos os seus filmes, confiar e seguir em frente."
Aliás, como exemplo disso, Scott lembra-se de uma conversa que teve com um dos estúdios em que um magnata lhe perguntou: “Porque não faz um filme sobre pessoas normais?”. "Eu disse: 'O que diabos isso significa?' Porque ninguém é normal a menos que seja absolutamente chato, certo?"
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!