Se houvesse apenas 10 clássicos de animação imperdíveis, este drama comovente ambientado no Japão de 1945 provavelmente seria um deles.
Entre as milhares de estrelas que pontilham o céu do cinema de animação, quais são as 10 mais importantes? Se você pudesse escolher apenas 10 filmes de animação, quais seriam eles? A partir dessas perguntas, o site francês AlloCiné listou 10 longas-metragens, considerando diferentes estúdios, épocas e nacionalidades.
Uma escolha muito difícil
O Studio Ghibli, responsável por obras-primas como A Viagem de Chihiro e Princesa Mononoke, também foi listado pelo site. E, dentre as obras do prestigiado estúdio de animação japonês, a escolhida para estar entre os 10 filmes de animação que você precisa ver na vida é o comovente Túmulo dos Vagalumes.
Ambientado no Japão, perto da cidade de Kobe, no verão de 1945, o filme acompanha as trágicas desventuras de um garoto adolescente e sua irmã mais nova que, depois de perderem os pais, refugiam-se com sua família próxima, mas cruel. Sua busca desesperada por um mundo melhor os leva a atravessar as ruínas de um Japão ensanguentado pelo fim da guerra, mas também a enfrentar a indiferença e a crueldade dos adultos, até o desfecho absolutamente desolador do filme, que não revelaremos aqui.
Desta vez, não há criaturas mágicas ou dragões lendários, como nos acostumamos a ver em outras produções da Ghibli. Em vez disso, Túmulo dos Vagalumes é corajosamente ambientado na triste realidade do Japão em 1945. O diretor Isao Takahata trata as atrocidades da guerra com uma delicadeza rara, e a violência sofrida por seu país é combatida com uma gentileza impressionante.
Portanto, esse filme é imperdível. Mas não sem seu pacote de lenços de papel. Túmulo dos Vagalumes está atualmente disponível na Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!