Um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos: Até mesmo o cinema de super-heróis imitou este ousado espetáculo de ação
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Um trabalho essencial na história dos filmes de guerra.

>

A história dos filmes de guerra está repleta de títulos essenciais. Cada fã de cinema tem seu filme de guerra favorito, mas há uma série de filmes que aparecem com muita frequência em todas as listas dedicadas ao melhor que esse gênero nos deu. Um deles é Os Doze Condenados, o inesquecível filme dirigido por Robert Aldrich em 1967, cuja influência chegou até mesmo ao cinema de super-heróis.

Um filme único

A premissa de Os Doze Condenados era uma completa anomalia na época, embora o mérito fosse mais do romance original de E. M. Nathanson do que do roteiro escrito para a ocasião por Nunnally Johnson e Lukas Heller: um militar recebe a tarefa de treinar 12 assassinos condenados para realizar uma missão contra o exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Com essa base, teria sido um erro enfatizar qualquer tipo de componente heroico, por isso Aldrich opta por um toque mais cínico que ajuda o filme a se destacar de quase todas as outras produções de guerra de Hollywood. Ali havia espaço para o humor na parte do treinamento, tanto quanto para a ação, e até mesmo uma carga crítica bem-sucedida.

A isso se soma um elenco muito bem escolhido, que inclui grandes nomes como Lee Marvin, Ernst Borgnine e John Cassavetes, este último justamente recompensado com uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

Embora não tenha sido aclamado pela crítica na época de seu lançamento, foi um grande sucesso comercial, gerando desde paródias até a criação de um grupo de super-heróis (ou supervilões) que certamente lhe soará familiar. Estamos nos referindo, é claro, a O Esquadrão Suicida. O próprio diretor James Gunn afirmou que Os Doze Condenados serviu de inspiração para a aventura da DC.

Além disso, o filme de guerra também foi a origem de Assalto ao Trem Blindado, de Enzo G. Castellari, que é um remake disfarçado do trabalho de Aldrich. Um filme que talvez diga mais por seu título em inglês: The Inglorious Bastards. Sim, o mesmo filme do qual Quentin Tarantino tirou o título para uma de suas obras mais memoráveis.

Se depois de tudo isso você ficou com vontade de (re)ver Os Doze Condenados, o filme pode ser alugado ou comprado no Prime Video ou na Apple TV.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados