Em 2006, Alfonso Cuaron dirigiu uma distopia que é tão sombria quanto realista. Estamos falando da ficção científica Filhos da Esperança.
Filhos da Esperança, uma adaptação do romance The Children of Men, foi lançado em 2006 pelo diretor Alfonso Cuarón. Fracasso de bilheteria, o filme drama e ficção científica foi reabilitado ao longo dos anos pelo público, que se surpreendeu tanto com seu conteúdo quanto com seu formato.
Com uma excelente classificação média de 4 de 5 estrelas, ele se tornou um dos melhores filmes de ficção científica dos anos 2000, de acordo com os espectadores do AdoroCinema. Estrelado por Clive Owen, o longa nos leva a uma sociedade futurista e distópica onde os seres humanos não são mais capazes de se reproduzir.
O ser humano mais jovem morreu aos 18 anos de idade e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Ao mesmo tempo, uma mulher engravida – algo que não acontece há vinte anos – e, nesse processo, torna-se a pessoa mais invejada e procurada do planeta.
O rei dos planos-sequência
Quando Cuaron começou a trabalhar no filme, ele avisou a sua equipe e aos estúdios que queria filmar o maior número possível de planos-sequência – sua técnica preferida – para colocar o espectador no centro da ação e tornar o mundo um pouco mais real.
O diretor incluiu cenas longas e imersivas em todo o filme, mas há uma que se destaca: a que acontece no carro, quando os personagens interpretados por Clive Owen, Chiwetel Ejiofor e Julianne Moore são atacados por todos os lados.
Essa cena de três minutos foi uma verdadeira dor de cabeça para a equipe de Cuaron, pois o interior do carro não podia acomodar as grandes câmeras, além dos cinco atores sentados no veículo.
Depois de rejeitar a ideia de filmar em uma tela verde – mais uma vez para manter viva a ideia de realidade – a equipe finalmente colocou um veículo motorizado dirigido por um dublê em uma carroceria sem teto ou rodas e baixaram uma pequena câmera móvel que podia se mover mais livremente.
Ao mesmo tempo, os atores tiveram que aprender uma “coreografia” com essa pequena câmera para que pudessem filmar em uma única tomada e tornar tudo o mais fluido possível.
Uma façanha técnica que valeu a pena, pois 18 anos após o lançamento de Filhos da Esperança, esse plano-sequência ainda está em nossas cabeças... E se você quiser vê-lo novamente na íntegra, ele está esperando por você na Apple TV.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!