Pause Pulp Fiction aos 3 minutos e 45 segundos: este detalhe brilhante prova que Quentin Tarantino pensou em tudo
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Um detalhe discreto, mas importante, faz toda a diferença na experiência do clássico cult.

Pulp Fiction viu a luz do dia há 20 anos – e não apenas ajudou Quentin Tarantino a alcançar seu grande avanço e o retorno de John Travolta, mas também se tornou quase instantaneamente um filme cult que várias gerações de fãs de cinema agora podem recitar de cor.

Com o filme, o cineasta criou um thriller policial de gângster como nunca tinha sido visto antes – com tantos momentos icônicos e linhas de diálogo emblemáticas, que chega a ser difícil escolher o que mais chamou a atenção do público. Ainda assim, este texto será focado em uma cena: a sequência de abertura nos leva ao final do filme, mas não ao final da história.

Há 4 anos, Quentin Tarantino explicou quem é este misterioso personagem de Pulp Fiction

Parece confuso, mas é claro que os fãs de Pulp Fiction sabem: uma das características especiais da obra-prima é seu estilo narrativo não linear. Então ele começa com uma conversa entre o casal gangster Pumpkin (Tim Roth) e Honey Bunny (Amanda Plummer), que culmina no plano de roubar espontaneamente a cafeteria onde estão. Mas no momento em que sacam as armas, a imagem congela e os créditos iniciais começam.

Só descobrimos no final do filme o significado que este cenário tem para a história, que é contada em vários capítulos organizados de forma não cronológica. Mas na verdade há uma sugestão disso logo no início. Para descobri-lo, é preciso apertar o botão de pausa aos 3 minutos e 45 segundos – e prestar muita atenção ao fundo na borda esquerda da imagem: o homem de cabelos compridos e camiseta branca parece familiar?

Se você assistir ao filme pela primeira vez, provavelmente pensará nele como um simples figurante Mas os conhecedores do longa, é claro, sabem: o homem discreto não é outro senão o assassino Vincent Vega, interpretado por John Travolta.

O personagem está no banheiro durante o ataque, então Jules tem que lidar com a situação sozinho - antes de surpreender Honey Bunny com sua arma. Então, logo na primeira cena vemos Vincent caminhando em direção ao banheiro.

"Só senti isso com Pulp Fiction": Bruce Willis teve um momento tenso com Shyamalan em O Sexto Sentido, mas sabia que valia a pena

Assim como Yolanda (nome verdadeiro de Honey Bunny) não tem ideia de quem está passando por ela, o público sabe à primeira vista o quão importante esse pequeno detalhe será para o desenvolvimento da cena. Então Tarantino realmente pensou em tudo - o que prova mais uma vez que ele alcançou um verdadeiro golpe de gênio com Pulp Fiction.

*Conteúdo Global AdoroCinema

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados