Três filmes (e um quarto em andamento), além de uma série spin-off, fazem parte da franquia iniciada com Invasão a Casa Branca.
O que Bruce Willis, Keanu Reeves e Tom Cruise têm em comum? Todos os três conhecem a sensação de ser o astro de uma franquia de ação. Gerard Butler agora também pode se considerar membro desse clube de elite, pois lançou sua própria franquia de ação extremamente bem-sucedida a partir de 2013 com Invasão a Casa Branca.
Até agora, o filme (que está disponível na Netflix) recebeu duas continuações, Invasão à Londres e Invasão ao Serviço Secreto, e uma quarta parte chamada Night Has Fallen (ainda sem título em português) está planejada para 2026. A série spin-off Paris Has Fallen também teve sua estreia este ano.
Festival de ação com Gerard Butler: do que se trata Invasão a Casa Branca?
18 meses se passaram desde que o agente especial Mike Banning (Butler) foi demitido de seu cargo de guarda-costas do presidente dos EUA, Benjamin Asher (Aaron Eckhart), após um trágico incidente, e transferido para um serviço burocrático de escritório em Washington, que ele detesta.
Porém, cansado de seu trabalho de escritório, o ex-soldado de elite recebe uma chance inesperada de se redimir quando, durante uma reunião diplomática na Casa Branca, a sede do governo dos EUA é atacada e capturada por paramilitares coreanos. Os terroristas, liderados pelo inescrupuloso Kang (Rick Yune) agem com extrema brutalidade e conseguem tomar o presidente e sua equipe como reféns em um curto espaço de tempo.
Do lado de fora, o vice-presidente Allan Trumbull (Morgan Freeman) tenta desesperadamente manter a situação sob controle. Banning atua como contato deles, pois consegue entrar na Casa Branca sem ser notado e agora é o único que pode deter o radical Kang e seus homens. O que ninguém ainda suspeita é que os terroristas estão seguindo um plano que pode levar o mundo inteiro ao caos.
Invasão a Casa Branca é um filme surpreendente
O que o torna um filme surpreendente é seu grau de intransigência. Em vez de uma batalha de um contra todos com interlúdios humorísticos, como costuma acontecer em filmes do gênero, o diretor Antoine Fuqua (O Protetor) apresenta um suspense de ação surpreendentemente sério e bastante brutal. Especialmente nas cenas de confronto, as coisas vão direto ao ponto e uma chuva de balas segue a outra.
O público provavelmente viu isso como um grande triunfo em 2013, pois deu a Invasão a Casa Branca uma bilheteria de 170 milhões de dólares, o que foi um sucesso considerável com um orçamento de menos da metade disso. Portanto, não é de se admirar que uma franquia inteira tenha surgido a partir dele.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!