Ilha da Moana existe na vida real? Entenda onde se passa o filme baseado na cultura polinésia
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Animações da Disney, Moana - Um Mar de Aventuras e sua sequência Moana 2 tiveram inspiração na vida real.

Os filmes Moana - Um Mar de Aventuras e Moana 2 colocam a protagonista da Disney em uma série de aventuras pelo Oceano Pacífico, mas muitos fãs se perguntam se a ilha que vemos na produção realmente existe. Entenda melhor suas inspirações!

Moana é uma corajosa jovem, filha única do chefe de uma tribo na Oceania, de uma linhagem de navegadores. Quando os pescadores de sua ilha não conseguem pescar nenhum peixe e as colheitas falham, ela descobre que o semideus Maui causou a praga ao roubar o coração da deusa Te Fiti. Entusiasta das viagens marítimas, Moana parte em uma jornada épica pelo Pacífico para ajudar a comunidade e entender seu passado.

Ilha da Moana existe na vida real? Entenda as inspirações para o filme da Disney

Não, a ilha da Moana não existe na vida real, mas os filmes foram inspirados por lugares reais do Oceano Pacífico, como as ilhas no Pacífico Sul e a região da Polinésia. Além disso, a história e os personagens tiveram inspiração da cultura e da mitologia polinésia.

De acordo com a Variety, a equipe de Moana e os diretores do primeiro filme, John Musker e Ron Clements, viajaram ao Pacífico Sul para pesquisar sobre a região.

“É um lugar lindo com pessoas lindas", conta o diretor de arte dos personagens, Bill Schwab, à Variety. “Nós dissemos, 'Vamos tentar fazer com que pareça muito crível e específico para aquele lugar'. Este é um lugar real, um período real no tempo baseado em histórias, lendas e fatos reais. A especificidade de sentir que aquele lugar era muito importante".

Em entrevista ao Collider, Ron Clements explicou sobre as inspirações para Moana:

Foi ideia de John Lasseter. Ele queria fazer um filme baseado no mundo das Ilhas do Pacífico e na mitologia, o que levou a fazer uma viagem para Fiji, Samoa e Taiti. Essa foi realmente a base do filme, em termos de conexão com a navegação, a conexão das pessoas com sua ancestralidade e o respeito pela natureza. Muitas dessas ideias vieram daquela primeira viagem de pesquisa, e o filme foi fortemente inspirado por isso. As pessoas que conhecemos permaneceram envolvidas com o filme, durante todo o processo de produção, para nos ajudar a capturar o máximo que podíamos, de todas as coisas maravilhosas que aprendemos e das pessoas maravilhosas que conhecemos

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados
Assista no Disney+!